Bienal do Livro do Ceará abre oficialmente para o público com cortejo de poetas

A expectativa é superar a arrecadação de vendas de livros da edição passada, que foi de R$ 5 milhões. A programação segue até dia 25.

Por Rômulo Costa, G1 CE

Bienal do Livro do Ceará. — Foto: Kid Junior/Sistema Verdes Mares

Músicos e poetas participaram de cortejo que abriu a 13ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará nesta sexta-feira (16), no Centro de Eventos.

A solenidade contou ainda com show da Orquestra de Barro Uirapuru, ao lado de Marlui Miranda, além da participação do grupo Luthieria Catavento e do coral Tapera Encantada, ambos da ONG Tapera das Artes.

Até o próximo dia 25, a feira vai contar com uma programação que inclui palestras, lançamentos de livros, bate-papos e apresentações culturais gratuitas.

O secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, destacou que a feira cearense está entre as três maiores do País e comparou a edição local com as do eixo Rio-São Paulo. “A nossa bienal é extremamente superior à bienal de São Paulo, que se concentra só na comercialização do livro e é precária em programação cultural e conceitual e, da mesma forma, é superior à do Rio”, disse o secretário.

Com o tema “A cidade e os livros”, a bienal pretende discutir a relação entre o espaço urbano e as múltiplas narrativas construídas nele. “Os livros e as cidades têm muito a ver. Toda a nossa geografia pela cidade constrói narrativas. A cidade é um livro”, afirmou Goreth Albuquerque, coordenadora-geral do evento. A expectativa da organização é de atrair 450 mil pessoas durante os dez dias de evento e superar R$ 5 milhões na comercialização total de livros.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: