Governo do Ceará e associações de catadores firmam parceria para coleta seletiva nos órgãos públicos estaduais

Governo do Ceará em ação firma parceria com associações de recicladores de lixo

O Governo do Ceará e nove associações de catadores habilitadas para fazer a coleta seletiva de resíduos no âmbito da administração estadual assinam, nesta quinta-feira (11), o Termo de Compromisso Coleta Seletiva Solidária. O evento será às 9 horas, no auditório Cariri/ Inhamuns, da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

No último dia 26 de junho foi realizado um sorteio público para definir quais secretarias ou órgãos seriam atendidos pelas nove associações habilitadas no processo. “Os próprios catadores adotaram critérios como a distância e a logística, permitindo, assim, que a segregação e a coleta dos resíduos seja o mais eficiente possível e os resíduos tenham destinação correta”, explica André Pereira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes) da SEMA.

Assinam o termo de compromisso com as organizações de catadores habilitadas a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv); Casa Civil; Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pessoal (SSPDS); Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet); Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Secretaria da Educação (Seduc); TV Ceará; Polícia Civil e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS).

Coleta Seletiva Solidária

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual 32.981, de 21 de fevereiro de 2019. Visa a criação de processos que contribuam para o correto descarte de resíduos sólidos, bem como contribuir para a implantação da coleta seletiva nos diversos órgãos da administração estadual, além de promover a inclusão social e renda para os catadores de materiais recicláveis, associados e ou cooperados.

As associações de catadores habilitadas no Coleta Seletiva Solidária são: Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia; Associação de Catadores e Recicladores (ACRQ) de Quixadá; Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis de Morada Nova; Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Russas; Associação Viva a Vida; Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Serviluz (Brisamar); Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp); Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis Raio de Sol e a Associação dos(as) Catadores(as) do Jangurussu (Ascajan).

Serviço

Assinatura do Termo de Compromisso Coleta Seletiva Solidária
Data: 11 de julho de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório Cariri/ Inhamuns, da Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag
Endereço: Centro Administrativo do Cambeba – Av. Ministro José Américo, S/N, Cambeba, Fortaleza.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: