Centro Cultural Banco do Nordeste confirma programação de julho e agosto

Artistas haviam recebido comunicado da programação para o mês. Manifestantes alegam, no entanto, que o futuro do equipamento ainda é incerto. Após a retomada, banco negou a ‘descontinuidade’ da programação.

Por G1 CE

Atividades no Centro Cultural do Banco do Nordeste foram canceladas, e servidores foram demitidos — Foto: Saulo Roberto/SVM

Depois do impasse que envolve o funcionamento do equipamento desde o último dia 24 de junho, o Centro Cultural Banco do Nordeste divulga a programação para o mês de julho. A agenda do mês de agosto também já foi confirmada, parcialmente.

Sem programação para o mês de setembro em diante, as três unidades do CCBNB – em Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB) – passaram por uma série de demissões e paralisação das atividades programadas, gerando reação de artistas, produtores culturais e sociedade civil.

A gestão do Banco do Nordeste situa que o período é de “reestruturação” dos equipamentos. No entanto, um movimento de artistas e produtores têm questionado essa versão, e reivindicado “garantias” para que a programação continue e os centros culturais se mantenham.

Na última segunda (8), segundo o movimento “FicaCCBNB”, uma reunião entre os manifestantes e três gestores do CCBNB (Gildomar Marinho, André Marinho e Cida Olímpio) negociou a liberação de recursos destinados à programação do mês de julho.

“Eles disseram que iam remarcar as atividades de julho. Algumas têm sido remarcadas pra agosto, apenas por questão de data. Mas a verba é da programação de julho. Por isso, todo o movimento dos artistas e produtores segue normal”, situa Dalwton Moura, jornalista e produtor cultural, responsável pelo projeto “Jazz em Cena”, inserido na programação do CCBNB em Fortaleza.

Nesta quarta (10), às 15h, uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará está programada para discutir a questão.

Resposta

A assessoria de imprensa do Banco do Nordeste responde que não houve “descontinuidade” na programação deste mês, “em nenhuma de suas três unidades (Fortaleza, Cariri e Sousa).

As atividades estão sendo realizadas desde a primeira terça do mês, dia 2, e incluem diversas linguagens artísticas, entre elas, música, literatura, teatro, dança e cinema, além de atividades voltadas para o público infantil”, detalha a nota da instituição.

O texto ainda informa que “a programação de agosto está sendo contratada”, e menciona datas que já estão confirmadas no calendário. Segue a programação abaixo, no CCBNB em Fortaleza:

Julho

Exposição Três Mestres da Arte no Nordeste – De terça a sábado (até 14 de setembro)

Curso de Apreciação de Artes – 13/7

Lançamento do livro “Pensão das Crônicas Dadivosas” – 13/7

Programa Nomes do Nordeste (Nando Cordel) – 17/7

Música Instrumental (Spok e Luciano Magno) – 19/7

Oficina “Jogos que se jogam juntos: conviver, jogar e brincar” (Coletivo de Atores à Deriva/RN) – 20/7

Teatro: “Flúvio e o Mar” (Coletivo de Atores à Deriva/RN) – 20/7

Jazz em Cena – Tributo a João Gilberto (Bob Mesquita) – 20/7

Cinema Curta Ceará – 20/7

Percursos Urbanos (Júlio Lira) – 20/7

Tributo a Caetano e Fagner (Tati Freitas) – 25/7

Três Tempos (Erick Von Sohsten) – 26/7

É Proibido, Proibir (Ricardo Guilherme) – 26/7

Ação Hip Hop – 27/7

Timbrando (Lu d´Sousa e Sergio Groove) – 27/7

Trenzinho da História com Bode Ioiô – 20 e 27/7

Agosto

Luh Livia (Tributo a Pitty e Rita Lee) – 2/8

Oficina de Fantoches (Marina Brizeno) – 3/8

Jazz em Cena – 3/8

Tributo a Stan Getz (Márcio Resende) 9/8

Choro Sanfonado – 10/8

Tô Só Dizendo (Sardinha e Grupo) – 10/8

As Velhacas (KO´s Coletivo) – 16/8

Somos todos nós assim – (David Duarte, Isaac Cândido e Pedro Frota) – 17/8

História Passo a Passo – 23/8

La Moringa (KO´s Coletivo) – 23/8

Conversas Filosóficas – 26/8

Miau (Cangaias Coletivo) – 30/8

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: