Estudantes fecham Avenida da Universidade por duas horas em protesto contra bloqueios de verbas na educação

Manifestantes colocaram cadeiras escolares no meio da avenida durante a manhã. Estudantes seguiram para praça onde ocorre concentração de um novo protesto.

Por G1 CE

Estudantes fecharam a Avenida da Universidade, em Fortaleza, durante manifestação nesta quarta-feira. — Foto: Halisson Ferreira

Estudantes fecharam a Avenida da Universidade, em Fortaleza, durante manifestação nesta quarta-feira.

Um grupo de estudantes de instituições federais do Ceará fechou por duas horas a Avenida da Universidade, no Bairro Benfica, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (15), em manifestação contra o bloqueio no repasse de verbas para educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Durante o ato, os manifestantes usaram cadeiras para bloquear um trecho da via. Os organizadores do protesto não divulgaram quantas pessoas participam do ato. A Polícia Militar ainda não esteve no local.

O protesto começou por volta das 5h, com a participação de alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e outras instituições de ensino. Por volta das 7h20, os participantes retiraram as cadeiras escolares e liberaram a avenida.

Após encerrar o ato, os estudante seguiram a pé e em veículos em direção à Praça da Bandeira, localizada no Centro da capital, onde ocorre a concentração de um novo protesto contra o bloqueio das verbas para a educação.

Mudanças no trânsito

Manifestantes protestam contra o bloquei de verbas para a educação — Foto: Halisson Ferreira

Por conta da manifestação, a Avenida da Universidade ficou bloqueada durante o início da manhã. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) foram enviados para orientar o trânsito no local. Veículos que tentaram passar pelo local precisaram pegar vias alternativas.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) informou que os veículos do transporte público tiveram o itinerário alterado por conta do protesto. Um total de 24 linhas de ônibus de Fortaleza e outros 13 do transporte metropolitano passam pela avenida.

Bloqueio de verba

O Ministério da Educação anunciou o bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais vai valer para todas as universidades e todos os institutos.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: