Festa em Banabuiú; terceiro maior açude do Ceará volta a acumular considerável recarga hídrica

Por Editor

O terceiro maior açude do Ceará, o Arrojado Lisboa, em Banabuiú, já recebeu 290 mil m³ este ano.

Açude de Banabuiú no Ceará, já recebeu 290 mil m³ este ano.

As chuvas dos últimos dias em regiões de afluentes que desaguam no rio Banabuiú estão trazendo alegria novamente para a população da cidade homônima, onde está localizado o Açude Arrojado Lisboa, terceiro maior do Ceará. Os outros são o Castanhão e o Orós. De 5,43% de volume de água no início do ano saltou para 7,25% nos últimos dias. São 290 mil metros cúbicos a mais conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A reposição também vai melhorar a lavoura e a pecuária dos moradores ribeirinhos do Arrojado Lisboa. Muitos já estavam desolados, na expectativa de o açude vir a atingir a sua pior cota, como ocorreu em junho de 2015, quando ficou com apenas 1,21%, segundo o administrador do reservatório, Ariston Queiroz.

A última vez em que o Arrojado Lisboa havia atingido uma situação tão crítica foi no período de 1997 a 2001. Três anos depois, o reservatório voltou a acumular água, e, em 2004, sangrou.

Para se ter um ideia, a recarga deste ano já é suficiente para encher o Açude Tijuquinha, no Maciço de Baturité, com capacidade para 200 mi de m³, o Batente em Ocara, com 33,5 mi de m³, e o Angicos em Coreaú. com 56 mi de m³  ainda sobram quase 10 mi de m³. Os três reservatórios estão sangrando.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: