Desfile da escola de samba Unidos do Roçado de Dentro mantém tradição de 56 anos em Várzea Alegre, no sul do Ceará

Formada por cerca de 350 integrantes distribuídos em três alas e um carro alegórico, a agremiação desfila no centro da cidade todos os anos no domingo de carnaval

Por G1 CE

Unidos do Roçado de Dentro: Percurso de 3 km até o centro da cidade cearense de Várzea Alegre é feito no ritmo tradicional do samba — Foto: Honório Barbosa/Sistema Verdes Mares

Por volta das 17h deste domingo (3), integrantes da bateria da escola de samba Unidos do Roçado de Dentro deixaram a concentração no sítio na comunidade de mesmo nome da escola e seguiram em direção ao centro da cidade de Várzea Alegre, no sul do Ceará para o tradicional desfile, que acontece todos os anos no domingo de carnaval.

Com 15 alas, um carro alegórico e cerca de 350 integrantes, os componentes percorrem três quilômetros. No fim do trajeto, encontram as demais agremiações para desfilar na Avenida Durval Soares.

Este ano, o figurino dos integrantes faz referência à banda baiana Olodum. Caio Souza, maestro da escola de samba, explica a homenagem. “A gente escolheu Olodum porque tem um ritmo que combina com a nossa percussão. Por isso vamos representá-la na avenida”.

Segundo Valdir Menezes, integrante da escola, a expectativa para o desfile é a melhor possível. “A bateria está bem ensaiada, o samba está na ponta da língua. Estamos preparados. A expectativa é que seja bom. Fizemos nossa parte. Deus abençoe e vamos fazer bonito”, conta.

A Esurd, como é conhecida a agremiação, é formada por maioria de agricultores e seus filhos, mas tem também a participação de moradores da cidade, profissionais liberais e comerciantes. A escola mantém a tradição há 56 anos e é uma expressão viva da cultura carnavalesca brasileira.

História

A escola é considerada a primeira agremiação carnavalesca rural do Brasil. E há 56 anos, o domingo de carnaval passou a ser diferente com a apresentação da Unidos da Roçado de Dentro em Várzea Alegre.

“A escola surgiu como uma brincadeira de nossos pais, avós e tios, que num domingo à tarde em 1963 resolveram sair daqui do sítio Roçado de Dentro para ir brincar o carnaval na cidade. Saíram todos maltrapilhos, com caras pintadas de carvão, tocando instrumentos musicais e foram até a cidade”, relembra Vicente Menezes, membro da diretoria, que está na escola há 45 anos.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: