Barragem do Rio Cocó, em Fortaleza, atinge volume máximo após chuva de 120 mm

Reservatório é o 5º do estado a chegar à marca de 100% da capacidade.

Por G1 CE

O reservatório tem capacidade para mais de cinco milhões de metros cúbicos de água e foi construído em 2017 para evitar alagamentos em áreas de risco em Fortaleza — Foto: Cid Barbosa/Agência Diário

A barragem do Rio Cocó, em Fortaleza, atingiu o volume máximo neste domingo, após a chuva de mais de 120 milímetros registrada na capital entre as 7h do sábado e as 7h deste domingo (28). É o quinto reservatório do Ceará a chegar a 100% da capacidade em 2019. A informação é da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O reservatório tem capacidade para mais de cinco milhões de metros cúbicos de água e foi construído em 2017 para evitar alagamentos em áreas de risco em Fortaleza, num investimento de cerca de R$ 105 milhões.

No sábado (23), o açude Maranguapinho, localizado no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, também sangrou. No momento, as outras barragens que estão com 100% de sua capacidade são: Germinal, no município de Palmácia; Tijuquinha, em Baturité; e São José, na cidade de Boa Viagem.

Do total de 155 reservatórios observados pela Cogerh, 8 estão com volume acima de 90% e 103 estão com sua capacidade abaixo de 30%, de acordo com o órgão.

Situação crítica

Apesar do aumento de barragens sangrando, os maiores açudes do Ceará seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 3,49% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,39% do volume máximo.

Acima da média

O Ceará recebeu nos, 24 primeiros dias do mês de fevereiro, um volume de chuva 22,5% maior do esperado para o mês inteiro. A média para o período, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de 118,6 milímetros e o observado no fim da manhã deste sábado (23) já é de 145,4 milímetros. Os dados, contudo, são preliminares e podem sofrer alterações.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: