PREJUÍZOS – Forte chuva causa estragos em Santana do Acaraú

Telhados de casas e comércios foram arrancados pela forte ventania, que também derrubou telefones públicos

Forte chuva com rajadas de vento, raios e trovões em Santana do Acaraú (pinheirinho.net)

Pouco mais de um mês após uma chuva causar grandes estragos na cidade de Santana do Acaraú, no norte do Estado, os moradores foram mais uma vez pegos de surpresa com uma chuva torrencial, caída na tarde desta quarta-feira (09).

Acompanhada de fortes rajadas de vento, raios e trovões, a precipitação durou pouco mais de 40 minutos e provocou inundações, destelhou casas e derrubou paredes, plantas e postes de iluminação. A última grande chuva no município, foi registrada em 5 de dezembro do ano passado, também trazendo danos aos moradores.

De acordo com moradores, a chuva começou por volta das 14 horas, se intensificando por cerca de 40 minutos, acompanhada de fortes rajadas de vento, relâmpagos e trovões.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda não divulgou quantos milímetros foram registrados no município.

Levantamento – A Defesa Civil Municipal, que no momento está sem coordenação, deverá iniciar o levantamento sobre os estragos amanhã, dia 10.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esse tipo de fenômeno imprevisível, com rajadas de ventos, associados a chuva forte e raios, é provocado pela formação de cúmulo-nimbos, nuvens densas, de grande desenvolvimento vertical, geralmente com o topo largo, que é prenunciadora de chuva forte e tempestade.

Chuvas – Ainda, de acordo com dados da Fundação, o mês de dezembro superou a média histórica para o período, com 97 mm de precipitações no Ceará, o que corresponde a 207% acima da média para o mês, que gira em torno de 31 mm.

Ainda, segundo os estudos da Funceme, há previsão de nebulosidade variável, com chuva em todas as regiões do Estado, entre esta quarta e quinta-feira (11).

por Pinheirinho Popular

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: