Concessionária e estacionamento de shopping são incendiados na terceira noite de ataques em Fortaleza

Ataques coordenados por facções criminosas ocorrem desde quarta-feira (2) e já destruíram ônibus, agências bancárias e delegacias. Força Nacional chegou ao Ceará, após autorização do ministro Sérgio Moro.

Por G1 CE

Bombeiros resfriaram as casas de uma vila que chegou a ser atingida pelo fogo na Barra do Ceará — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares

Pelo terceiro dia consecutivo, o Ceará sofre uma onda de ataques criminososcoordenados por membros de facções criminosas em vários pontos da cidade de Fortaleza e no interior do Estado, na noite desta sexta-feira (4) e madrugada de sábado (5).

Os ataques ocorreram após a chegada de agentes da Força Nacional, enviadas ao Ceará por autorização do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Um shopping localizado na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, foi atacado e pelo menos um carro que estava no estacionamento do local foi incendiado, na noite desta sexta-feira (4). O fogo foi controlado pelos funcionários do shopping. As informações foram confirmadas pela assessoria do shopping.

Veículos ficaram parcialmente destruídos e o fogo foi apagado por funcionários do shopping. — Foto: Arquivo pessoal

No Bairro Mucuripe, também na capital, dois veículos que estavam no pátio de uma concessionária foram incendiados. Segundo a polícia, os suspeitos chegaram em um carro por uma rua lateral que dá acesso ao estabelecimento e tentaram incendiar os veículos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e conseguiu apagar as chamas. Nenhum suspeito foi preso até o momento. A polícia faz buscas para tentar identificar e capturar os responsáveis pelo ataque.

Concessionária teve carros incendiados no Mucuripe — Foto: Camila Lima/ Diário do Nordeste

Ainda durante a noite de sexta, um prédio localizado na Avenida Francisco Sá, na Barra do Ceará, foi incendiado. No local funcionava a antiga sede do Sine. O fogo chegou a atingir a parede das casas de uma vila que fica atrás do prédio. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas e o fogo foi apagado. O local foi isolado.

Moradores de uma vila que fica atrás do prédio incendiado foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros — Foto: Camila Lima/ Diário do Nordeste

Os moradores das casas no entorno do local chegaram a tirar os móveis das residências, por medo de um novo incêndio.

Desde a noite de quarta-feira (2), uma sequência de ataques incendiários destruiu agências bancárias, veículos de órgãos públicos, postes com radar semafóricos e delegacias.

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, autorizou na sexta-feira (4) o envio de agentes da Força Nacional para reforçar a segurança no Ceará. Conforme o Ministério da Justiça, 100 agentes chegam ao Ceará na madrugada de sábado e outros 200 ao longo do dia.

Policiais seguem ônibus em Fortaleza — Foto: José Leomar/Diário do Nordeste

Motivo dos ataques

A Secretaria de Segurança do Ceará não informou a motivação dos crimes. O presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará, Cláudio Justa, acredita que os atentados são represália à fala do novo secretário de Administração Penitenciária (SAP), Luís Mauro Albuquerque, que foi nomeado para o cargo neste ano.

O novo secretário afirmou que “o Estado não deve reconhecer facção” em presídio e fará fiscalização rigorosa para evitar a entrada de celular nas unidades prisionais. Luís Mauro Albuquerque ainda se posicionou contra a separação de detentos por facção criminosa nas unidades prisionais do Estado.

Força Nacional de Segurança começa a chegar ao Ceará

Jornal da Globo

Força Nacional de Segurança começa a chegar ao Ceará     

Força Nacional de Segurança começa a chegar ao Ceará

No ataque ao prédio da Caixa da Bairro Pajuçara, em Maracanaú, na madrugada desta sexta, um grupo invadiu a agência com um carro, quebrou as vidraças e em seguida incendiou o local. Os suspeitos estavam acompanhados de um grupo que deu apoio à fuga, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Atualmente, os membros de facção presos no Ceará são organizados nas unidades prisionais conforme o grupo criminoso a que pertencem. O secretário afirmou que pretende acabar com essa divisão.

Facções ‘unidas’

De acordo com uma fonte do Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança ouvida pelo G1, membros de duas facções rivais fizeram um “pacto de união”, com o objetivo de “concentrar as forças contra o Estado”.

A ordem dos ataques partiu de um detento da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (antiga CPPL I), na tarde de quarta-feira, ainda segundo a fonte do Serviço de Inteligência. No dia seguinte, agentes penitenciários fizeram uma vistoria “surpresa” na unidade, o que resultou em um motim dos presidiários. A revolta foi controlada no mesmo dia e nenhum detento fugiu.

Ônibus incendiado na madrugada desta sexta-feira (4) em Fortaleza — Foto: José Leomar/SVM

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: