Unileão conscientiza para cuidados com a saúde mental

Implantada no Brasil por um grupo de psicólogos de Minas Gerais no ano de 2014, a campanha Janeiro Branco vem se consolidando como a maior do mundo em prol da construção de uma cultura da saúde mental. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o benefício de manter a mente saudável, visando a prevenção e o combate ao adoecimento emocional da sociedade.

Para que isso seja possível, buscar o auxílio de um psicólogo pode ser o primeiro item da lista no ciclo que se inicia em 2020, aumentando as chances de sucesso das demais metas traçadas para esse novo ano. No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), as iniciativas do curso de Psicologia para a promoção da saúde mental de qualidade ocorrem durante todo o ano.

Na Clínica-Escola da Instituição, o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) atua com atendimento subsidiado a toda a população, oferecendo plantão psicológico, psicoterapia de família e de grupo, ludoterapia, avaliação psicológica e psicoterapia individual.

O SPA busca dar assistência à comunidade acadêmica e do Cariri, dando prioridade às pessoas em vulnerabilidade social, que necessitam de um amparo psicológico. O espaço possui caráter de responsabilidade social, prezando pela eficiência e qualidade, sendo um centro de referência na região, e possibilitando a articulação entre pesquisa, extensão e ensino nas mais diversas áreas da Psicologia.

O atendimento em plantão psicológico no SPA é realizado por ordem de chegada dos pacientes, sem a necessidade de cadastro prévio. O objetivo do serviço é oferecer acolhimento e escuta a quem procura em casos de urgência e emergência. O plantão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20h.

Além dos atendimentos no SPA, o curso de Psicologia da Unileão também promove ações e eventos direcionados à temática da saúde mental, como no mês de maio, quando discute a luta antimanicomial, e no mês de setembro, período em que é abordado o tema do suicídio pela campanha Setembro Amarelo.

Dados

No Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, o que representa a maior taxa da América Latina, a segunda maior das Américas e a quinta do mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em relação aos transtornos de ansiedade, o país é o recordista mundial, com 9,3% da população com algum problema.

E, quando a questão é o suicídio, a situação também é preocupante. Com a ocorrência de 12 mil suicídios anuais, a sociedade brasileira ocupa a 8ª colocação no mundo, em relação à contagem absoluta de mortes autoprovocadas.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: