Agricultores do município do Crato recebem títulos de propriedade rural

Agricultores do Crato recebem títulos de propriedade rural (Foto: Assessoria de Imprensa do Município)

Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil; o Secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; o Secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins; e o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará, José Wilson Gonçalves; entregaram nesta quinta-feira, 11, 299 títulos de propriedade rural do programa de regularização fundiária aos agricultores do município do Crato.

O evento aconteceu na quadra do CEJA, reunindo centenas de trabalhadores rurais, sindicatos e movimentos sociais, secretários municipais, vice-prefeito André Barreto, e os vereadores Fernando Brasil, Tota Lobo, Tico da Serrinha, Neguim Madeireiro, Adil, Amadeu de Freitas e o vereador licenciado, Pedro Lobo.

Durante o pronunciamento, Zé Ailton Brasil parabenizou os produtores rurais pela conquista do título da terra e afirmou que o Governo Municipal vai colaborar ainda mais, no sentido de diminuir os gastos com o registro do documento e para isso vai propor uma parceria com os cartórios da cidade. O gestor cratense voltou a falar da importância da produção da agricultura familiar e do compromisso de aumentar de 30% para 40% os investimentos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Segundo o Superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado é importante e fundamental para o resultado do Programa.
O Secretário De Assis Diniz, por sua vez, reconheceu as qualidades do gestor municipal classificando como um prefeito eficaz em todos os momentos. O secretário disse que até o momento, cerca de 87 mil títulos já foram entregues aos produtores rurais de todo o estado.

A cerimônia teve a participação do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Fernando Santana. O parlamentar, que juntamente com o prefeito já fez a entrega de 900 títulos de terra no ano passado, e agora volta. “Agora sim a terra é de vocês, agora sim vocês vão poder investir na terra”, disse, reafirmando seu compromisso em trabalhar não só pelo Crato, mas pelo Cariri.

Já representando o Governador do Estado, o Secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins, destacou que essa política de regularização de terras é a maior do Brasil e da América Latina, e classificou como uma política estruturante para o estado. Quem ficou feliz com o novo título da propriedade foi Maria Lisier de Freitas Ferreira. A agricultora reside na zona rural do município e estava aguardando só este documento para completar a documentação da aposentadoria. A produtora agradeceu a gestão municipal e ao Governo do Estado pela conquista.

LEIA MAIS

Governo do Crato realiza entrega de 85 aparelhos auditivos

Na tarde desta quinta-feira (11), no Palácio Alexandre Arraes, o prefeito Zé Ailton Brasil realiza a entrega oficial de 85 aparelhos auditivos para pacientes cratenses atendidos no Programa de Reabilitação Auditiva. Esta ação é pioneira para o município e é coordenada pela Secretaria de Saúde.

“Antigamente, nossos pacientes eram encaminhados para Juazeiro, mas no início da gestão o prefeito Zé Ailton concordou em instalar este programa no nosso município”, comentou André Barreto, Secretário de Saúde.

Dos 47 pacientes atendidos, 38 vão receber a prótese bilateral, que é o aparelho para os dois ouvidos. E o restante, apenas um. “O início do atendimento a esses pacientes é no Centro de Reabilitação. Eles passam pelo médico otorrinolaringologista e pelo fonoaudiólogo, além de realizarem todos os exames necessários”, afirmou Mylenne Muniz, Coordenadora Especial da Secretaria de Saúde.

Por: Assessoria de Imprensa – crato.ce.gov.br

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: