Cariri recebeu em 10 dias mais da metade do volume de chuva esperado para abril

Cidade do Crato recebeu 264,8 milímetros, enquanto a média para o período é de 196,2 milímetros.

Choveu em 24 cidades da Região do Cariri. Em Juazeiro do Norte houve precipitação de 12 milímetros — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Por G1 CE

A região do Cariri do Ceará recebeu um volume de chuva nos 10 primeiros dias de abril de mais da metade da média para todo o mês, segundo informações preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme o órgão, o observado até quarta-feira (10) é de 95,2 mm, sendo a média 178,5 mm.

O município que registrou maior volume nestes últimos dez dias foi Crato. A cidade já recebeu 264,8 milímetros, quando o normal é de 196,2 milímetros. Um desvio positivo de 35%. Em seguida aparece o município de Abaiara, que computou até agora 200 milímetros; o esperado é de 167 milímetros. Um percentual de 19,8% acima do normal.

Chuvas do dia

Os maiores acumulados informados pela rede de observadores da Funceme, até o início da manhã de quarta, foram no município de Jardim, com 95 milímetros e em dois postos pluviométricos de Porteiras: 85 mm no Sítio Saco e 69 mm na sede do município. Também houve registro de 63 mm em outro posto de Jardim (sede), 54,2 mm em Jati e ainda 54 mm no Crato. Os dados serão atualizados ao longo do dia.

Além dos observados expressivos do período recente de 24 horas, entre segunda (8) e terça, o Cariri já havia registrado, novamente, as maiores precipitações do estado. Na ocasião, em Santana do Cariri (70 mm) e Penaforte (61 mm).

Previsão para os próximos dias

Para esta quarta, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuvas isoladas no litoral, Cariri, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva.

Já para esta quinta-feira (11), quando o cenário meteorológico indica condições mais favoráveis para o estado como um todo, a indicação é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as macrorregiões.

Na tarde de quarta, os meteorologistas realizarão uma nova rodada de observação para indicar, se necessário, mudanças na previsão indicada nesta manhã.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: