Santana do Cariri, no Ceará, registra a maior chuva das últimas 24 horas

Os dois maiores volumes ocorreram em dois postos pluviométricos da cidade.

Por G1 CE

De acordo com a Funceme, a previsão para esta terça-feira é de nebulosidade variável com eventos de chuva na Região do Cariri. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

A cidade de Santana do Cariri, no Ceará, registrou a maior chuva das últimas 24 horas no estado. Foram dois registros em dois postos pluviométricos diferentes. No Posto Santana do Cariri foram 70 milímetros e no Posto Dom Leme 37 milímetros.

As precipitações ocorreram entre as 7h da segunda-feira (8) e as 7h desta terça-feira (9), conforme os dados parciais divulgados pela Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 10h15. Neste período, choveu em pelo menos 80 municípios.

Além de Santana do Cariri, mais quatro municípios tiveram acumulados acima de 30 milímetros. Paramoti apresentou 37 milímetros. No município de Amontada, foram 34 milímetros. Em Quiterianópolis, o acumulado foi de 33 mm e, em Paraipaba, o volume de exatos 26 mm.

No município de Jijoca de Jericoacoara foram computadas precipitações de 25 milímetros. As chuvas dos últimos dois meses ajudaram no aporte de algumas lagoas localizadas na cidade. No mês de março, choveu 782,8 milímetros quando o esperado é 300,5. Um desvio de 160,5%. E já no mês de fevereiro o desvio foi de 199,8%.

As chuvas dos últimos dois meses em Jijoca de Jericoacoara ajudaram no aporte de algumas lagoas localizadas na cidade. — Foto: Matheus Ferreira/TV Verdes Mares

Previsão para os próximos dias

De acordo com a Funceme, a previsão para esta terça-feira é de nebulosidade variável com eventos de chuva na Região do Cariri. No litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba, chuvas isoladas. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Para quarta, nebulosidade variável com chuvas isoladas no litoral, no Maciço de Baturité, no Vale do Jaguaribe e no Cariri. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva.

Situação dos principais açudes

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 4,64 % da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 6,80% do volume máximo.

As 10 maiores chuvas no dia de ontem no Ceará:
Santana Do Cariri (Posto: Santana Do Cariri) : 70.0 mm

Santana Do Cariri (Posto: Dom Leme) : 37.0 mm

Paramoti (Posto: Paramoti) : 37.0 mm

Amontada (Posto: Santa Cruz) : 34.0 mm

Quiterianópolis (Posto: Monteiro) : 33.0 mm

Granja (Posto: Tiaia De Baixo) : 26.0 mm

Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 26.0 mm

Jijoca De Jericoacoara (Posto: Jericoacoara) : 25.0 mm

Amontada (Posto: Barra Das Moitas) : 25.0 mm

Amontada (Posto: Aracatiara) : 25.0 mm

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: