Animais são arrastados por correnteza durante forte chuva em Santana do Cariri, no Ceará

Cidade teve o maior acumulado de precipitações do estado em 24 horas, segundo a Funceme.

Por G1 CE

Uma das estradas da zona rural de Santana do Cariri ficou destruída com a força da água

Uma das estradas da zona rural de Santana do Cariri ficou destruída com a força da água — Foto: Isaac Macêdo

A chuva da 160 milímetros que atingiu a cidade de Santana do Cariri, no Ceará, entre a quinta (21) e esta sexta-feira (22) trouxe uma enxurrada que causou muitos prejuízos ao habitantes. Animais também foram arrastados pela forte correnteza.

“Tivemos cavalos e bois carregados pela correnteza, inclusive estamos procurando aqui. Já encontramos a metade”, lamentou o empresário Ubiratan Aquino. Segundo ele, nem todos estavam vivos, mas não precisou quantos.

O agricultor José Franco do Nascimento também não conseguiu salvar seus animais. ” Eu perdi três cabeças de gado. Eu estava em casa e fiquei preocupado. Eu não tinha muito o que fazer, já que era de madrugada”, lamentou. Ele disse ainda que amigos dele perderam mais de 20 animais.

Além do prejuízo com a perda de seu gado, José Franco também sofreu transtornos em casa. O agricultor afirmou que, quando a chuva começou, ele estava acordado e se espantou com a grande quantidade de água entrando em sua casa. “Quando eu olhei para trás, só vi a água descendo atrás de mim. Fiquei até 3h30 da madrugada tentando tirar a água”, explicou.

Estrada destruída

Uma das estradas da zona rural de Santana do Cariri ficou destruída com a força da água, impossibilitando a travessia por carro de moradores da região

Além dos animais levados, o empresário Ubiratan Aquino também teve transtornos com a estrada danificada. Ele tem uma pousada na cidade e, agora, os hóspedes os hospedes vão precisar deixar os carros no local e fazer a travessia a pé, dentro do rio, caso queiram sair da localidade.

Maior chuva

Santana do Cariri teve a maior chuva do estado nas últimas 24 horas, segundo a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) durante a manhã desta sexta-feira (22).

A previsão do tempo para esta sexta-feira no Ceará é de eventos com chuva durante a manhã e nos demais períodos do dia é de céu com poucas nuvens. Ainda de acordo com a Funceme, para o sábado a previsão é de eventos com chuva em todas as regiões.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: