Possibilidade de saída da prisão aumenta coro em saudação matinal a Lula

Mais de 200 militantes estão concentrados em frente à PF em Curitiba, outros 500 são esperados nas próximas horas

Isadora Rupp, de Curitiba

A saudação matinal ao ex-presidente Lula realizada diariamente às 9h em frente à sede da PF em Curitiba teve um entusiasmo maior na manhã desta sexta-feira (8). Mais de 200 militantes, alguns deles integrantes da vigília realizada no local, gritaram em coro: “Bom dia, presidente Lula”.

A vigília batizada de Lula Livre já dura um ano e sete meses. E a expectativa dos presentes é que ela possa chegar ao fim nas próximas horas. “Estamos todos emocionados”, disse Kátia Brozko, de 21 anos, que se tornou vendedora de uma das barracas que vendem camisetas com imagens de Lula – instaladas na área ocupada pelos militantes diante do prédio da Polícia Federal.

Com o fim da prisão em decisão de segunda instância, determinada nesta quinta (7) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins devem solicitar nesta sexta (8) a liberação imediata do ex-presidente Lula.

De acordo com representantes da Vigília, cerca de 500 militantes são esperados nas próximas horas vindos de outras regiões do Paraná e do Brasil.

Barracas com camisetas de Lula foram montadas em frente à PF, de Curitiba Foto: Isadora Rupp

Agnaldo Aparecido Lima Batista, de 53 anos, diz que está por lá desde o primeiro dia de Lula na prisão, há 580 dias. Foi apelidado pelos colegas de “Agnaldo do megafone” por manter o hábito de andar nos arredores da PF com o aparelho, gritando palavras de ordem e pedindo a liberdade do ex-presidente.

Batista também passou a vender camisetas, canecas, batons e bandanas relacionadas à Lula. “É para a gente poder se manter aqui e ajudar quem está na vigília”, diz.

Os produtos variam de R$ 20 (camisetas) a R$ 5 (bandanas). Por telefone, Agnaldo cobrava seu fornecedor para trazer mais produtos neste dia que ele prevê um movimento bem acima da média: “Cadê minhas camisetas? O homem vai sair e o povo quer ver o homem, né?”.

LULA EM CURITIBA

Condenado pela primeira vez na  Lava-Jato   em junho de 2017, o ex-presidente Luiz Inácio  Lula   da Silva  está preso desde 7 de abril de 2018  na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão relativa ao processo do   tríplex do Guarujá  .  Agora, Lula pode ser solto após o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o início do cumprimento da pena ocorre somente após o trânsito em julgado do processo, ou seja, quando todos os recursos já foram julgados, o que beneficia Lula.

Em abril de 2019, o Superior  Tribunal de Justiça (STJ)  reduziu a pena de Lula para oito anos e dez meses  . Além disso, o  petista responde à acusação de ter sido beneficiado por reformas em um sítio em Atibaia, no  interior de São Paulo. Nesse processo, o petista já foi condenado em primeira instância a 12  anos e 11 meses de prisão. Resta agora o julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região  (TRF-4), que é responsável por julgar os casos de condenações da primeira instância.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: