Preço do diesel nas refinarias pode aumentar R$0,06/litro em 1º de janeiro

Por Marta Nogueira

Reuters/Paulo Whitaker Funcionário abastece carro em posto de gasolina em São Paulo (msn.com)

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O preço médio do diesel vendido nas refinarias da Petrobras poderá subir em média 0,0669 real por litro a partir de 1ª de janeiro, com o fim do programa de subvenção ao combustível, segundo cálculos da Reuters a partir de dados disponibilizados pela reguladora ANP.

O programa de subsídio foi criado pelo governo federal em junho como resposta a uma greve histórica de caminhoneiros contra a alta nos preços do óleo.

Por meio do programa, fornecedores de diesel, como a Petrobras, praticam preços determinados pelo programa e são ressarcidos em até 0,30 real por litro, dependendo de preços de referência calculados pela ANP a partir de indicadores externos, como o dólar e o barril do petróleo.

Para os dias 29, 30 e 31 de dezembro, a ANP fixou valores de referência que variam entre 1,7999 real por litro no Norte a 1,9884 real por litro no Centro-Oeste. Com isso, o valor médio do subsídio durante este período será de 0,0669 real por litro, valor este que, a princípio, pode ser recomposto assim que a subvenção terminar.

Com o fim do programa, entende-se que a Petrobras e outros fornecedores de diesel do país, como refinarias e importadores, voltem a praticar preços de mercado. No entanto, a velocidade que os preços internos voltarão para patamares internacionais vai depender da atuação das empresas.

Nesta sexta-feira, a Petrobras anunciou ter aprovado um mecanismo financeiro de proteção complementar à política de preços do diesel, semelhante ao utilizado na gasolina, que permitirá à companhia manter a cotação do produto estável nas refinarias por um período de até sete dias em momentos de elevada volatilidade.

Segundo a Petrobras, o mecanismo de proteção complementar dá “flexibilidade adicional” à gestão da política de preços do diesel, “conciliando seus interesses empresariais com as demandas de seus clientes e agentes de mercado em geral”.

A companhia destacou que terá a opção de aplicar o mecanismo logo após o encerramento do programa de subvenção.

À Reuters, o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, afirmou esperar que a Petrobras, que responde por quase 100 por cento do refino nacional, faça um aumento um pouco maior. Isso porque, segundo ele, os preços de referência da ANP não refletem a paridade internacional.

“Fizemos alguns comentários e sugestões para a ANP ajustar os PRs (preços de referência), mas nem todos foram atendidos”, afirmou Araújo.

(Por Marta Nogueira)

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: