Coronavírus: Domingo de Ramos sem procissão nas paróquias de Barbalha

Domingo de Ramos sem benção e procissão em Barbalha, tem missa na matriz

Covid 19 suspende tudo  

Em Barbalha a tradicional benção de ramos que acontecia no largo da igreja de Nossa Senhora do Rosário e em seguida procissão pelas ruas da cidade com muito fervor católico, no final de tarde e depois celebração de missa na igreja matriz de Santo Antônio, tem parte da programação suspensa, em virtude do avanço da covid 19. 

Nesse Domingo de Ramos, igrejas e capelas estão fechadas, pelo isolamento social o povo está em casa vivendo o período de quarentena, a tradicional benção de ramos no largo da igreja do Rosário não vai acontecer, como também não vai ser realizada a procissão, mas, está mantida a celebração de missa às 17 hs na igreja matriz de Santo Antônio sem a participação dos fieis conforme as recomendações do pároco padre Cícero Leandro.  

A mesma condição está na paróquia de São Vicente de Paulo, nenhuma programação estabelecida com a participação dos fieis na igreja, somente a celebração religiosa pela passagem do Domingo de Ramos. Essa é uma grande contribuição da igreja pela saúde dos fiéis, pois todos unidos aos órgãos de saúde sem fazer aglomerações é a melhor maneira de combater o avanço de coronavírus.   

Pelo calendário religioso, hoje, se celebra Domingo de Ramos, essa data é muito comemorada pela igreja católica, apostólica, romana e o povo cristã, bênçãos de ramos, procissões que representam a entrada triunfante de Jesus na cidade de Jerusalém, aclamado pelo povo de é rei, rei, rei. Domingo de Ramos é uma festa alusiva a vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos. Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é muito bonito na sua composição religiosa pela grande participação popular usando folhas de palmeiras e até galhos de outras árvores, tudo vale pela intensão do coração festejar o Domingo de Ramos.

Silva Neto  

Paróquias celebram Domingo de Ramos sem fieis na igrejas e capelas (diariodocariri.com arquivo)