Prefeito de Barbalha veta transparência do dinheiro público

Ala do prefeito mantém veto contra a transparência do dinheiro público, a Câmara Municipal de Barbalha sob a presidência do vereador Odair José de Matos, apreciou o veto na reunião ordinária deste dia (9).

Câmara aprecia veto do prefeito contra transparência do dinheiro público (Foto: SilvaNetodiariodocariri.com)

Pelo segundo ano consecutivo o Prefeito Municipal de Barbalha vetou Projeto de Lei do grupo de oposição que busca a transparência do dinheiro público movimentado nas autarquias como Balneário do Caldas, Hotel das Fontes e outras, que estão há três anos sem uma prestação de contas com a Câmara Municipal e a sociedade barbalhense conforme disseram os vereadores da ala oposicionista na reunião do legislativo nesta segunda-feira (9).

Em 2018, o vereador André Feitosa lançou ao plenário Projeto de Lei com objetivo da municipalidade promover a transparência das contas públicas das autarquias já citadas, o projeto foi aprovado pelos vereadores da oposição, todos os vereadores da situação votaram contra. Projeto enviado à administração municipal foi vetado e voltou a Câmara Municipal, cujo veto foi mantido por 9 votos a 6, para derrubar o veto é necessário dois terços na votação, no caso em Barbalha, como são 15 vereadores são necessários 10 votos. O Prefeito Municipal alega que o projeto é inconstitucional porque existe lei federal que trata da transparência do dinheiro público.

Este ano 2019, agora no segundo semestre a ala de oposição reapresentou o Projeto de Lei, aprovado pela oposição e a situação contra. Novamente, a mesma coisa do ano passado, Prefeito Municipal vetou o projeto, e o veto em votação foi mantido com 5 votos a favor e 9 contra, desta maneira, fica mantido o veto do prefeito.

Nesta segunda-feira (9), as alas de oposição e situação travaram debates, o vereador Vevé Siqueira, disse que o gestor municipal alega que já existe uma lei federal, na conclusão, o vereador colocou, se já existe uma lei federal que trata da transparência dos órgãos públicos, porque, a prefeitura de Barbalha não cumpre a lei. Questionou o vereador.

O veto do prefeito municipal também foi criticado pelos vereadores Dorivan Amaro dos Santos, André Feitosa, Vevé Siqueira, e João Ilanio Sampaio, todos questionam o que está acontecendo nas receitas e despesas das autarquias da municipalidade barbalhense, que o prefeito há três anos não presta conta com a Câmara Municipal e a população, pois as autarquias são patrimônios público do povo que precisa saber das finanças, se estão positivas tudo bem, se estão negativas, vamos procurar encontrar uma solução, mas, não ficar devendo ao povo a prestação de contas de órgãos públicos. Os vereadores lembraram que na gestão do ex-prefeito Zé Leite, as contas do Balneário do Caldas e do Hotel das Fontes a Câmara recebi todo mês as receitas e despesas, sendo transparente com o dinheiro público.

Silva Neto

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: