Oposição aprova e situação é contra transparência das autarquias de Barbalha

Projeto de Lei da Transparência oposição a favor e situação contra

Nesta segunda-feira (11), das 18 às 21h30, na Escola Monsenhor Murilo de Sá Barreto, no Bairro Bela Vista em Barbalha-CE, a Câmara Municipal de Barbalha, sob a presidência do vereador, Odair José de Matos, realizou sessão itinerante a segunda da atual legislatura, na ordem do dia pauta com: Projetos de Lei, Projetos de Resolução, Despacho do Ministério Público 2ª Procuradoria de Justiça de Barbalha sobre o TAC de doação de terrenos pela municipalidade, e a valiosa participação da comunidade com vez e voz expondo seus problemas, suas angustias e a espera das ações governamental.

Projeto de Lei da Transparência

Projeto de Lei 89/2019, que dispõe sobre a prestação de constas de todas as empresas públicas, sociedades anônimas, autarquias, sociedade de economia mista que revelem ser o Município de Barbalha – Prefeitura Municipal o maior acionista ou que este revele possuir poderes para indicar o Administrador, de autoria dos vereadores: Odair José de Matos, Carlos André Feitosa, Moacir de Barros de Sousa, Francisco Wellton Vieira, Dorivan Amaro dos Santos, Antônio Hamilton Ferreira Lira e Daniel de Sá Barreto Cordeiro, entrou em tramitação com os vereadores da ala da oposição fazendo pronunciamentos favoráveis a prefeitura municipal dar transparência as contas das autarquias como Balneário do Caldas, Hotel das Fontes e outras, para que a população de Barbalha tenha conhecimento das receitas e despesas de cada mês das referidas autarquias, já a ala de apoio do prefeito municipal foi totalmente contrária, chegando ao ponto do vereador Tarcio Honorato, dizer, que iria ao prefeito pedir o veto ao projeto, deixando muito claro que se depender dos vereadores da ala da administração municipal a  pretensão é mesmo esconder as contas “receita e despesa” das autarquias municipais.

Ânimos acirrados

O vereador Dorivan Amaro dos Santos, cobrou da municipalidade colocar em dia o pagamento da folha de funcionários do Balneário do Caldas, e citou, que, na gestão do diretor anterior o pagamento era em dia. O vereador da ala do prefeito, Tarcio Honorato, contra-atacou dizendo que o diretor anterior pagava em dia os funcionários do Balneário com dinheiro de agiota, partindo para ataque dessa forma o clima ficou tenso entre os dois vereadores.

Desapropriação

Valores de desapropriação de área para a construção do teleférico também causou discórdia entre os vereadores: Tarco Honorato, disse ter havido supervalorização, e o vereador Daniel Cordeiro, fez contra ponto, que o colega estava desatualizado da valorização de terreno na região do Distrito Caldas.

Votação

Sanada todas as participações pontos e contrapontos, o vereador presidente, Odair José de Matos, colocou o Projeto de Lei 89/2019 em votação, sendo aprovado com oito (8) votos e cinco (5) contra, vereadores que votaram a favor da transparência: Wellton Vieira, Vevé Siqueira, Dorivan Amaro, Daniel Cordeiro, Moacir de Barro, Ilanio Sampaio, André Feitosa e Hamilton Lira, defenderam o projeto mostrando a importância da transparência.

Vereadores da ala do prefeito que votaram contra a transparência: Tarcio Araújo Vieira, Antônio Correia do Nascimento (Carlito), Expedito Rildo Cardoso Xavier Teles, Maria Aparecida Carneiro Garcia (Rosa) e Cap Marcus Alencar.

Projeto de Lei 89/2019, aprovado por oito a cinco, agora vai para as mãos do gestor municipal, para seu posicionamento se sanciona ou veta como fez no ano passado. Cabe a população de Barbalha avaliar o posicionamento final desse embate.

Projeto da Transparência, oposição aprova, situação é contra.

Silva Neto – Fotos SilvaNetodiariodocariri.com

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: