Eleito Novo Conselho Tutelar de Barbalha para o quadriênio

Barbalhenses escolhem novos Conselheiros Tutelares

Imagem ilustrativa via google

Neste domingo (06 de outubro), foi eleito o Novo Conselho Tutelar de Barbalha, o processo transcorreu com total tranquilidade. 12 candidatos concorreram as 5 vagas. A Justiça Eleitoral subdividiu o município em nove áreas de votação, a saber: Escola Senador Martiniano de Alencar, Escola Adauto Bezerra, Escola José Alves de Sousa e Escola Maria Alacoque essas na cidade, e na zona rural: Escola Edson Olegário no Buriti que agrega Casas Populares, Vila São José, Vila Santa Terezinha e Malvinas, Escola Bom Jesus dos Aflitos para o eleitor do Distrito Caldas, Escola Sebastião Santiago da Paz para o eleitorado das comunidades do Distrito Estrela, e a Escola Almiro da Cruz no Sítio Santana para o eleitor da Santana I, II e III, Brejinho e Brejão.

Pelo voto popular foram eleitos: Tasso Farias 514 votos, Jerônimo Gonçalves 513 votos, Do Carmo 353 votos, Anacleto 325 votos e João Ferreira 317 votos.

Em Barbalha, pelos números do TRE – Tribunal Regional Eleitoral estavam aptos às votações 47.772 eleitores, compareceram as sessões 3.762, que, através da democracia e do ato cívico elegeram o Novo Conselho Tutelar de Barbalha. Mandato é de quatro anos 2020 / 2021 / 2022 / 2023.

A UNAB – União das Associações de Barbalha tem dois membros dentro do Conselho, Jerônimo Gonçalves concorreu pela primeira vez e Do Carmo reeleita, dessa forma o movimento popular está bem representado no Novo Conselho Tutelar de Barbalha.

Atribuições de um Conselho Tutelar:

Atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção

Atender e aconselhar os pais ou responsável e aplicar medidas de proteção

Promover a execução de suas decisões

Encaminhar ao Ministério Público notícia e fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente

Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência

Tomar providências para que sejam cumpridas medidas protetivas aplicadas pela justiça a adolescentes infratores

Expedir notificações

Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou de adolescente quando necessário.

Assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no artigo 220, §3.º, Inciso II, da Constituição Federal.

Representar ao Ministério Público, para efeito de ações de perda ou suspensão do poder familiar.

Fiscalizar as Entidades de Atendimento.

Silva Neto – Colaboração: Joel Freitas.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: