“Mateus Epitácio” recebe a honraria legislativa Joaquim Mulato

Na noite dessa sexta-feira passada (7), aconteceu solenidade cultural no Sítio Cabeceira, com a Câmara Municipal de Vereadores pela base de oposição entregando a Medalha do Mérito Legislativo Joaquim Mulato, prestando homenagem ao “Mateus Epitácio”, uma figura ímpar no cenário cultural barbalhense, foi bastante movimentada a entrega da honraria registrando a presença de pessoas da comunidade, amigos convidados, amigos que fazem com o “Mateus Epitácio” a cultura de nossa cidade.

O homenageado é Epitácio Fabricio dos Santos, tem 79 anos de idade, popularmente é o “Mateus Epitácio” sua vida se funde com a história da cultura de Barbalha, aos seus 8 anos de idade começou a fazer parte dos “Penitentes Irmãos da Cruz”, já na fase da adolescência fez parte do “Grupo de Caretas”, posterior entrou para o “Grupo de Reisado de Congo” e se tornou o “Mateus Epitácio”, nessa vida tirana hoje é o “Mestre Centurião” da Cruz dos Penitentes das Cabeceiras em Barbalha.

História, cultura, tradição, homem simples na vida, mas, de grande valor cultura representando o seu povo, hoje o “Mateus Epitácio” é um dos artistas culturais mais requisitados na festa de Santo Antônio, a sua simplicidade conquista muita gente que pede uma fotografia, um selfie, um abraço, portanto, com todas suas qualidades humanas a homenagem é justa.

No ato solene da entrega da Medalha do Mérito Legislativo Joaquim Mulato, prestando homenagem ao “Mateus Epitácio”, estiveram presentes os Vereadores: Odair José de Matos, Francisco Welton Vieira, Dorivan Amaro dos Santos, João Ilanio Sampaio e Antônio Hamilton Ferreira Lira, já pela comunidade esteve presente a Presidente da Associação de Moradores do Sítio Cabeceiras, senhora Sueli Matos, Gorete Amorim atuante funcionária pública municipal e grande incentivadora de nossa cultura, também jovem João Vitor, e familiares do homenageado.

Para o diariodocariri.com o vereador André Feitosa, disse que foi um momento ímpar para a Câmara Municipal de Barbalha outorgar a Medalha do Mérito Legislativo Joaquim Mulato, prestando homenagem ao “Mateus Epitácio”.

Silva Neto – Colaboração e fotos: Sueli Matos

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

One Reply to ““Mateus Epitácio” recebe a Honraria Legislativa Joaquim Mulato   ”

  1. Essa homenagem para seu Epitácio, é muito mais que merecida, Epitácio é uma lenda viva da nossa cultura popular de raiz,como MATEU é fenomenal, como PENITENTE é uma lenda, porém essa importante comenda era pra ter sido entregue na casa do povo, câmera de vereadores da Barbalha,com a presença de todos os vereadores,com a presença das pessoas da Barbalha e demais autoridades e todas as partes culturais, reisados, penitentes, tudo que envolvesse cultura,seu Epitácio é merecedor de tudo isto e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: