Com chuva pau da bandeira de Santo Antônio foi cortado, angico é um desafio!

Sexta-feira 17 de maio, é dia do corte do pau da bandeira do padroeiro de Barbalha, 05 horas da manhã o céu com nuvens escuras indicando dia nublado, o dourado do sol não surge no horizonte e o silêncio do amanhecer do dia dar espaço para o povo entrar no clima da festa com carro de som percorrendo os bairros da cidade tocando as tradicionais músicas de Luiz Gonzaga “Festa de Santo Antônio”, Alcimar Monteiro “Canta Barbalha”, Ítalo Queiroz “No Céu de Barbalha / Milagre ou Matrimônio” e outras, o povo se agita e os carregadores vão para o mercado central começando a concentração, depois do caldo de mocotó de boi, acontece à palavra de incentivo e força pelo “Capitão” Rildo Teles, posterior começa o cortejo dos carregadores percorrendo ruas do centro da cidade até a igreja matriz para a benção do padre Antônio José, depois se retoma o destino para o Sítio Flores local do corte do pau da bandeira. Depois de cruzar a cidade e percorrer mais cerca de 4 quilômetros de zona rural adentro é momento de entrar na mata do Sítio Flores cruzando dois riachos até chegar à árvore escolhida, grande angico.

Chuva

Quando acontecia a concentração em oração se pedindo a proteção do padroeiro Santo Antônio, para que o corte, o carregamento e o hasteamento sejam com as bençãos divinas, algo novo dentro da mata, começa a chover, o machado bate no angico e os carregadores vibram, brincam e cantam até o angico tombar.

Dificuldade

Após o angico ficar pronto “desgalhado”, é hora de muito trabalho para retirar o pau da bandeira com cerca de 26 metros de cumprimento de dentro da mata, aí, surgiram às dificuldades, grande e pesado, terreno molhado e escorregadio, dois riachos cruzando o percurso e áreas de aclive e declive, tudo em uma só palavra “desafio”, para os carregadores retirarem o pau da bandeira de dentro da mata do Sítio Flores.

Hasteamento

O próximo desafio será no dia 02 de junho, no período da tarde, quando vai acontecer o tradicional cortejo do carregamento e hasteamento do pau da bandeira de Santo Antônio glorioso padroeiro de Barbalha.

Silva Neto – Fotos: Neto Sobral

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: