Via Sacra com fortes encenações lava fiéis as lágrimas, em Barbalha

Fotos: SilvaNetodiariocariri.com

A Paróquia de Santo Antônio de Barbalha, dentro da programação religiosa alusiva a Semana Santa, nesta sexta-feira da Paixão e Morte de Cristo (19), pela manhã, realizou Via Sacra de Crianças saindo do Centro de Pastoral para a Igreja do Rosário, as crianças recebendo o apoio dos pais, e uma Via Sacra de adultos que saiu do Bairro do Rosário para a Igreja Matriz de Santo Antônio.

Com 20 atores e atrizes ligados aos movimentos religiosos da paróquia, a Via Sacra de Adultos encenou em frente à Capela de Mãe Rainha no Bairro do Rosário os atos da Primeira Estação: Quando o “povo” pediu a crucificação de Jesus e liberdade a Barrabás, Pilatos pediu água e lavou as mãos, dizendo: “Não sou responsável pelo sangue deste homem. É um problema de vocês”. Depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado.

O povo acompanha a caminhada de sofrimento de Jesus a caminho do Gólgota

Com Jesus já nas mãos dos Soldados Romanos a Via Sacra percorre as Ruas dos Bairros do Rosário, Alto do Rosário, Centro, Conjunto Nossa Senhora de Fátima e novamente ao centro da cidade com encerramento na Igreja Matriz de Santo Antônio.

A 10ª Estação é um momento marcante, em que a túnica (manto de Jesus) é disputada pelos Soldados Romanos, essa encenação aconteceu em frente à casa do religioso Antônio Ernanes de Freitas, que fez a narração.

 

 

Fotos: SilvaNetodiariocariri.com

No trajeto das 15 Estações, cenas fortes de vida, sofrimento e morte de Jesus Cristo, levaram muitas pessoas as lágrimas, principalmente, na 11ª Estação quando Jesus é crucificado, no Gólgota Ele clama pelo pai, entrega seu espírito dizendo: “Eli, Eli, lama sabactáni?” Isto é “meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste”, em seguida sua Mãe Maria chora ao pé da Cruz com o coração traspassado de dor pela crucificação e morte do filho Jesus.

A 15ª Estação acontece na porta principal da Igreja de Santo Antônio, quando Jesus é sepultado e após três dias Ele de branco que representa a paz surge na frente dos discípulos. A via Sacra chega ao seu final aplaudida pelo público presente.

Nessa época do ano tudo é santo, a semana é santa, a Páscoa é santa, afinal, Jesus se sacrificou por nós, morreu e ressuscitou no terceiro dia para redimir nossos pecados e confirmar a boa nova, a vinda do Messias Salvador. Tenha uma vida santa, uma semana santa, uma Páscoa santa, deixe a luz do senhor arrebatar sua alma e entregue de corpo e alma nos braços do Criador.

Programação de sábado e domingo

Neste sábado dia 20, às 15hs, novena da divina misericórdia na Igreja Matriz, às 19hs, celebração da Páscoa na Igreja Matriz; Domingo dia 21, às 04hs, alvorada de fogos, às 04h30 concentração do povo ao lado da igreja do rosário para a procissão de Cristo Ressuscitado às 05hs, percorrendo ruas do centro até a Igreja Matriz onde será celebrada missa campal.

Silva Neto – Fotos: SilvaNetodiariocariri.com

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: