Procissão de Penitentes acontecerá na zona rural de Barbalha

Penitentes Irmãos da Cruz do Sítio Cabeceiras, tem apresentação nesta Sexta-Feira Santa (Imagem Panticola)

Acontecerá em Barbalha, na próxima Sexta Feira Santa, a partir das 19 horas, com saída da Capelinha do Sítio Brito, a Peregrinação dos Penitentes Irmãos da Cruz do Sítio Cabeceiras, zona Rural do município de Barbalha, uma Procissão que está na iminência de se perder por conta da modernidade que muda hábitos e costumes em todos os lugares, a mais tradicional Procissão do ciclo Pascal da zona Rural do Cariri cearense que, tem o mérito de ter atravessado o tempo sem perder as características originais, onde a Ordem do Penitentes Irmãos da Cruz, um grupo de agricultores, homens simples, abnegados, identificados com as superstições e crendices, lutam para manter viva esta sua tradição secular.

A procissão contará com a participação dos Penitentes Irmãos da Cruz do Sítio Cabeceiras e os Penitentes Santas Missões do Sítio Lagoa, município de Barbalha, sairá da Capelinha do Sítio Brito percorrendo estradas do Sítio Cabeceiras, fazendo orações em cruzes, cruzeiros, residências, cemitério e capelas da comunidade.

O projeto que, nasceu com o desejo de contribuir com o fortalecimento e preservação das manifestações culturais da Semana Santa do município de Barbalha, foi aprovado por Francisco Demontiêr dos Santos Vieira (Panticola) no XV Edital Ceará da Paixão. Conta, portanto, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, ONG Engenho Velho e ONG Candeeiro das Trilhas.

Por Francisco Demontier dos Santos Vieira (Panticola)

Imagem: (Panticola)

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: