Pau da Bandeira de Santo Antônio é tema de atividades do Liceu de Barbalha

A Direção da Escola Estadual de Ensino Profissional Otília Correia Saraiva (LICEU), situada no Parque Bulandeira, em Barbalha, realizou nesta sexta-feira (12), uma manhã de atividades extra sala de aula, reuniu alunos para conhecer a história do corte, do carregamento e do hasteamento do pau de bandeira de Santo Antônio, com as participações especiais de personagens que respiram a cultura da maior festa popular do Nordeste, como o capitão do pau Rildo Teles, dos animadores do cortejo pelo carro de som Silva Neto e Toni Sousa, do carregador Roberto Maguila, do colaborador Francisco Cândido de Barro (Jackson), e da solteirona Socorro Luna, cada um discorreu seus conhecimentos dentro da história da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio.

No Liceu de Barbalha, foi uma manhã rica de cultura popular, cruzando o tempo revirando as páginas dos últimos 100 anos da história do pau da bandeira de Santo Antônio, falando-se da organização e preparação para o corte do , quando a população da cidade é acordada a partir das 04hs da manhã com o carro de som (Celsom Publicidade) tocando as músicas tradicionais “Canta Barbalha com Luiz Gonzaga e Verdes Canaviais com Alcimar Monteiro”, depois a concentração dos carregadores no largo do mercado público, o cortejo folclórico dos carregadores pelas ruas do centro da cidade até a igreja para as bênçãos do padre, depois os ritos do corte, e na abertura da festa o carregamento e o hasteamento do pau da bandeira, como também as comemorações alusivas ao Dia Municipal dos Carregadores do Pau da Bandeira, que dar-se-á por Lei Municipal em 14 de abril, instituído por Projeto de Lei de autoria do vereador Rildo Teles, vale ressaltar, que, o dia 14 é alusivo à data de nascimento do saudoso Dr. João Filgueira Teles, que doou por 65 anos o pau da bandeira para a festa do padroeiro de Barbalha, sendo até os dias atuais o maior doador de árvores para o mastro da bandeira para Santo Antônio.

Vários pontos hilariantes que ilustram o cortejo do pau da bandeira foram contados, as brincadeiras entre os carregadores que são momentos de descontração, mas, também a responsabilidade, a força, a coragem, a devoção, a fé, alguns dos carregadores hoje participam do carregamento pagando promessa por graças alcançada.

Também se falou um pouco da tradição das novenas celebradas há mais de 300 anos na vida religiosa do povo de Barbalha, e valorizando essa festa tradicional, houve relatos sobre o registro da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio como Patrimônio Nacional Cultural Imaterial do Povo Brasileiro, reconhecimento feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e que hoje por reconhecimento da Assembleia Legislativa do Ceará, o pau da bandeira de Santo Antônio se tornou Patrimônio Estadual Cultural Imaterial do Povo Cearense.

Silva Neto – Fotos diariodocariri.com

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: