Canal do Riacho do Ouro transborda e alaga vias públicas em Barbalha

(Fotos: SilvaNetodiariodocariri.com)

Com boas chuvas de ontem para hoje (03 e 04) em todo município de Barbalha, registrando as maiores precipitações pluviométricas nas regiões do Caldas e Arajara, as águas daquele maravilhoso pé de serra em velocidade pela madrugada começaram a chegar em grande volume ao Canal do Riacho do Ouro que cruza boa parte da cidade de Barbalha e vão para o Rio Salamanca seguindo por várias áreas que tinham excelente produção de cana-de-açúcar, razão da denominação Barbalha dos Verdes Canaviais.

Canal transborda

Com o transbordamento do Canal do Riacho do Ouro, muitos problemas de infraestrutura foram visualizados, principalmente, na Avenida Costa Cavalcante no sentido Barbalha giradouro saindo pra Juazeiro ou pra Missão Velha, como também Avenida Costa Cavalcante com a Rua Edmundo Sá Sampaio, nessas áreas muita água e lama, na frente do Atacarejo Bacana e outros estabelecimentos comerciais ali em funcionamento diário, os serviços ficaram prejudicados na abertura desses pontos comerciais na manhã de hoje (4).

Ação

Por parte da administração municipal foi acionada uma equipe de homens da Secretaria de Infraestrutura e Obras, com serviços braçais na Avenida Costa Cavalcante que virou um mar de lama, os homens foram colocados lá para desobstruir pontos alagados e fazer a retirada da lama no leito da avenida e na frente dos pontos comerciais, na parte mais concentrada da lama funcionários tiveram dificuldades chegar ao local de trabalho, o que corresponde também na mesma situação para os cliente adentrarem aos estabelecimentos.

Tapume

Tapume debaixo da ponte (Foto: SilvaNetodiaridocariri.com)

Recentemente, foi construída uma ponte sobre o canal há poucos metros do Atacarejo Bacana, objetivo de facilitar o acesso aquele estabelecimento comercial, porém, alguém como construtor, mestre de obras ou mesmo engenheiro, com muita inteligência ou com previsão de que não chovia em Barbalha, deixou escoramentos fazendo proteção a base da ponte, até ai tudo normal, mas, deixou debaixo da ponte um tapume quase que fechando a passagem das águas, resultado, as chuvas pontuais de 130 mm na Região de Arajara e de 140 no Distrito do Caldas desceram com grande volume chegando com muita velocidade no Rio Salamanca e também no Canal do Riacho do Ouro, que, acabou transbordando justamente no local que tem o tapume no meio do canal. Viva a inteligência!

Cidade – 55 mm

Distrito Estrela – 73 mm, disse o professor Ilânio Macedo

Sítio Brejão – 90 mm, informou Enílio Macedo

Região do Sítio Santana, 91 mm, registrou o Léo Grangeiro

Distrito de Arajara, Sítio Coité 130 mm, catalogou o líder comunitário seu Novo

Distrito Caldas, 140 mm, informou o professor Daniel Cordeiro.

Silva Neto

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: