Câmara, URCA e instituições debatem criação de Comitê para gestão Participativa do Geossítio Riacho do Meio

Câmara, URCA e Entidades reúnem-se para debater novos caminhos para o Geossítio Riacho do Meio (Foto: SilvaNetodiariodocariri.com)

No Parque Ecológico situado na comunidade do Sítio Riacho do Meio, um dos bonitos oásis da natureza do pé de Serra Chapada do Araripe, rico na fauna e na flora no berço do Distrito do Caldas, aconteceu nesta sexta-feira (29), um café da manhã sugerido pela Universidade Regional do Cariri (URCA), compartilhado com a Câmara Municipal de Barbalha, reunindo autoridades, representações de segmentos da sociedade e associações comunitárias.

Objetivo

Avançando o processo de instalação do Campus da URCA em Barbalha para a implantação dos cursos Hotelaria e Turismo, a unidade de educação superior precisa de espaço em Barbalha para desenvolver as atividades correspondentes aos dois cursos, o Geossítio Riacho do Meio pela sua dimensão e sua localização geograficamente tem todas as condições para ser uma das bases das muitas atividades na aplicação dos citados cursos, partindo desse princípio, a URCA propôs a criação de um Comitê de Gestão Participativo formado pelas representações comunitárias para conjuntamente com a Urca administrar os destinos do Geossítio Riacho do Meio.

Reitor Patrício de Melo apoiando e comprando artesanato confeccionado pela comunidade. (Foto: SilvaNetodiariodocariri.com)

Após o café da manhã a base dos deliciosos produtos da nossa agricultura, aconteceu à reunião, aberta pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício de Melo, que, relator as reuniões já realizadas com o Governo do Ceará, com Executivo e Legislativas Municipais, segmentos representativos e entidades comunitárias, promovendo valiosos debates e troca de ideias para assegura administrativamente as instalações da URCA e os cursos de hotelaria e turismo em Barbalha, em seguida, o reitor, passou a palavra ao presidente de Câmara, Odair José de Matos, que apresentou uma síntese das audiências públicas já realizadas com o objetivo da instalação do Campus da URCA com os cursos de Hotelaria e Turismo, que, tem todo apoio do Governo do Estado. Odair, disse ainda que esse é um momento oportuno para administração municipal, às instituições representativas, as associações comunitárias e a população de mãos dadas abraçarmos com o governador Camilo Santana a volta da URCA a Barbalha.

Prefeito:

Prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, falando de apoio para a instalação do Campus da URCA em Barbalha (Foto: SilvaNetodiariodocariri.com)

Argemiro Sampaio, prefeito municipal, falou de audiência com o governador Camilo Santana tratando da instalação do Campus da URCA em Barbalha, sentiu do governador entusiasmado e muito acessível para Barbalha receber a URCA, a prefeitura também comunga com esse projeto, disse o prefeito, que ainda citou, a URCA será uma grande parceira para Barbalha com os cursos de hotelaria e turismo, o Parque Ecológico do Sítio Riacho do Meio é um importante portal de turismo, que, vai incrementar a cadeia do artesanato com grande diversidade dos artesãos de Barbalha, que vai gerar empregos diretos com a qualificação de guias turísticos, e profissionalização nas áreas de hotelaria e turismo, concluiu Argemiro.

Comunidade

Diretores da Associação de Moradores e Pequenos Produtores do Sítio Riacho do Meio e moradores  debateram como o prefeito municipal Argemiro Sampaio, a implantação do novo sistema de abastecimento d’agua. Outro ponto tratado foi à indenização de terras do Parque Ecológico que se arrasta judicialmente há anos, o prefeito, disse, que se houver um acordo satisfatório entre as partes interessadas com a municipalidade, cabendo no aporte de recursos do tesouro municipal, a prefeitura se compromete em quitar a indenização sem esperar pelo resultado judicial.

Entidades e URCA

Cadeia do Turismo, guia turístico, trilhas ecológicas, proteção do meio ambiente, artesanato, em prego e renda, segurança pública do Parque Ecológico e outros assuntos foram expansivos nos debates entre as representações das entidades associativas e a URCA, com boa participação da CRED 19.

Depois de cessados todos os assuntos, já quase ao meio dia o encontro foi encerrado pela presidente da Sociedade dos Poetas de Barbalha, Lindicassia Nascimento, com uma dinâmica bastante alegre envolvendo todos os segmentos participantes simbolicamente peneiraram farinha.

Câmara de Vereadores:

Odair José de Matos

João Ilânio Sampaio

Daniel de Sá Barreto Cordeiro

Everton de Souza Garcia Siqueira (Vevé)

Marcos Alencar

Expedito Rildo Cardoso Xavier Teles

Welton Vieira

Dorivan Amaro dos Santos

Entidades presentes:

União das Associações de Barbalha (UNAB)

Rotary Club de Barbalha

Associações de Moradores e Pequenos Produtores

Assentamento São Judas Tadeu

Sociedade dos Poetas de Barbalha (SPB)

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha

Instituto José Bernardino

Secretaria do Meio Ambiente de Barbalha

Escola de Saberes de Barbalha

Estação Turismo de Barbalha

Prefeitura Municipal.

Sugestão do reitor Patrício de Melo, acolhida por unanimidade da plateia, ficou marcada para o dia 26 de abril, uma reunião para fechar as demandas preliminares e constituir o Comitê Gestor Participativo das representações das comunidades que circundam o Geossítio Riacho do Meio.

Silva Neto

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: