Barbalha-CE Presidente da Abrazpe palestra sobre Porto Seco Cariri

Tema: Uma estrutura logística alfandegada para o desenvolvimento do Cariri

No Salão de eventos do Imperial Palace Hotel, em Barbalha, às 09h40, deste sábado (23), se deu início ao I Fórum Metropolitano Porto Seco Cariri, realização do Instituto Crajubar de Educação e Cultura com apoio do Rotary Club de Barbalha e Prefeitura Municipal.

Registro de presença:

Prefeito Municipal de Barbalha, Argemiro Sampaio

José Silva, presidente da União das Associações de Barbalha (UNAB).

Vereadores de Missão Velha

Rotarianos barbalhenses

Rotarianos cratenses

Diretores da Fundação Otília Correia Saraiva (Hospital Santo Antônio e Hospital do Coração do Cariri)

Autoridades municipais de Juazeiro do Norte.

Abertura com a palavra do diretor do ICEC, senhor, Geraldo Sinésio Sobrinho, idealizador de bons projetos com visão de empreendedorismo para o polo de desenvolvimento de Barbalha e Região do Cariri, dentre vários, criador da CDL de Barbalha, que, deu significativo avanço ao comércio local.

Prefeito Municipal de Barbalha, Argemiro Sampaio Neto, falou do potencial do Cariri para a implantação do Porto Seco da Região, será um grande avanço para o comercio e a indústria, esse é um momento de união dos municípios por seus representantes do Cariri, esse equipamento será uma importante porta aberta para gerar emprego, renda, progresso e desenvolvimento na nossa região.

Roseane Medeiros, Secretaria Executiva da Indústria do Ceará, enalteceu o evento e disse que veio para fazer um apanhado dos assuntos sobre o Porto Seco Cariri e levar ao governo estadual, citou que o Cariri tem grande potencial nos diversos segmentos da sociedade, falou da importância das universidades já instaladas na região com grande avanço para qualificar profissionais para os diversos setores; ela, Roseane, acrescentou com detalhes as importantes mudanças empreendidas pelo governo do estado com a implantação do Porto do Pecém, com têxteis e calçados, energia renovável, agronegócio, cadeia produtiva da saúde e ai citou as faculdades de medicina, cadeia de recursos hídricos para fabricação de bombas para poços profundos e tubulações para canalização de água, e destacou a parceria governo do estado e Roterdã, mas, outras áreas também vão ser analisadas. Roseane Medeiros em sua participação no evento também representou o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (SEDET) Maia Júnior.

Marcelo Bezerra, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), fez uso da palavra, elogiou o projeto do Porto Seco Cariri, e disse que “a direção da Universidade entendendo ser um importante empreendimento, abre suas portas com toda estrutura e abraça o Projeto Porto Seco Cariri”.

Palestra com tema: Uma estrutura logística alfandegada para o desenvolvimento do Cariri, facilitador Dr. Helson Cavalcante Braga – Presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), ele é uma das maiores autoridades do setor portuário do Brasil, palestrando sobre Porto Seco, ele enfatizou muitos assuntos com ênfase para:

– Aduana, comércio exterior e desenvolvimento regional

– Regime aduaneiro suspensivo

– ZEP: Incentivos e experiência internacional

– Modelo operacional como funciona

– Aperfeiçoamento em curso

– Situação atual das ZEPs no Brasil

– ZPEs e a politica econômica liberal do governo

– Processamento para criação de uma ZEP.

Dr. Helson Cavalcante Braga, disse que no Congresso Nacional está tramitando projeto que vai flexibilizar o sistema de funcionamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que vai ganhar nova denominação, passará a ser Zona Economia Especial, ele também destacou Zona Franca de vários países dentre os quais EUA, Bogotá e Colômbia com centenas de empresas exportando produtos para outros países.

Após a palestra, o público presente participou com muitas indagações tirando dúvidas e informações complementares ao processo da Zona de Processamento de Exportação.

Plateia participa:

O empresário, José Carlos Luna, abriu a participação da plateia falando sobre a regionalização dos municípios da Região Metropolitana do Cariri, e pontificou a antiga usina Manoel Costa Filho adquirida pelo governo estadual como um equipamento de instalação da ZEP do Cariri, avaliando a sua localização central para a interligação terrestre com vários estados do Nordeste como Paraíba, Pernambuco, Piauí e outros, citou.

Empresários de várias atividades comerciais, profissionais liberais e autoridades municipais do eixo Crajubar participaram de forma muito positiva com diversos questionamentos.

O palestrante, Dr. Helson Cavalcante Braga, respondeu todas as indagações de maneira satisfatória.

Geraldo Sinésio Sobrinho, informou que outros eventos vão acontecer para avançar o desenvolvimento do Projeto Porto Seco, sendo que a UFCA vai estar participando diretamente com sua estrutura e profissionais capacitados nos assessorando, concluiu o diretor presidente do ICEC – Instituto Crajubar de Educação e Cultura.

Repórter, Toni Sousa, discorreu os trabalhos do I Fórum Metropolitano Porto Seco Cariri.

Silva Neto

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: