Comunidade da Lagoa em defesa de território lota a Câmara Municipal de Barbalha

Novo censo geográfico de Barbalha elaborado pelo IBGE, aprovado com novos bairros

Câmara Municipal aprova novo censo geográfico de Barbalha com novos bairros (Foto:SilvaNetodiariodocariri.com)

O novo censo geográfico de Barbalha elaborado pelo IBGE cria três novos bairros, demarca limites entre comunidades e novos limites territoriais entre os municípios de Barbalha, Juazeiro, Crato, Missão Velha e Jardim, nesse sentido Projeto de Lei de Nº 17/2019, de autoria do Executivo Municipal foi apresentado na Câmara Municipal, a discrição técnica do projeto é bastante complexa nas limitações territoriais, em coordenadas geográficas entre os municípios Barbalha ganhou mais áreas nos acordos firmados entre as autoridades dos municípios supracitados. O censo geográfico após aprovado tem validade pelo período de 10 anos, o que está sendo aprovado agora passa a ter sua eficiência de 2020 a 2030.

A demarcação territorial na zona rural feita pelo IBGE mexeu com a comunidade do Sítio Lagoa, que, se sentiu prejudicada, e no prazo final de aprovação do Projeto, nesta quarta-feira (20), a comunidade se movimentou e lotou as galerias da Câmara Municipal, requerendo alteração no projeto para a divisa territorial entre as comunidades Lagoa e Estrala, permanecesse definida pelo censo de 2009.

O vereador Antônio Sampaio se reuniu com o vereador Ilânio Sampaio, com participação de outros vereadores, chegaram a um acordo de manter o limite territorial entre as duas comunidades conforme o censo de 2009, sendo respeitado o limite da SOBEF para cima é território Estrela e da SOBEF para baixo é território Lagoa.

Em apreciação vários vereadores de oposição e de situação fizeram uso da palavra valorizando a ação de cidadania da comunidade do Sítio Lagoa, mostrando força e união em defesa de uma causa justa nos limites territoriais entre as comunidades Lagoa e Estrela.

O vereador Antônio Sampaio, levantou a bandeira da comunidade do Sítio Lagoa, apresentou Emenda Modificativa, recebendo apoio por unanimidade dos pares legislativos, o Projeto de Lei 17/2019 quando colocado em votação foi aprovado por unanimidade com a citada Emenda Modificativa, e a comunidade do Sítio Lagoa aplaudiu a Câmara Municipal de Barbalha.

O novo censo geográfico de Barbalha tem três novos bairros, 1º – Bairro Conjunto Nassau, 2º – Bairro Novo Araçás, e o Bairro Cidades Cariri.

O Presidente da Câmara Municipal de Barbalha, professor e vereador, Odair José de Matos, conduziu a sessão com bastante prudência dando oportunidade, vez e voz a liderança comunitária em nome da comunidade da Lagoa no uso da Tribuna Popular, aos vereadores que se pronunciaram diante das galerias lotadas pela comunidade do Sítio Lagoa, de forma a ouvir todas as demandas cabíveis as discussões do novo censo geográfico de Barbalha, para depois colocar o Projeto de Lei em votação.

Aprovado pela Câmara Municipal, o Projeto de Lei 17/2019, agora vai à sanção do Chefe do Executivo Municipal, depois será encaminhado a Assembleia Legislativa e ao IBGE para a oficialização regimental do censo geográfico de Barbalha, 2020/2030.

Silva Neto

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: