Autoridades, religiosos e entidades debatem segurança pública de festas de padroeiros

Audiência Pública para reorganizar festas de padroeiros de Barbalha (Fotos: SilvaNetodiariodocariri.com)

Na Câmara Municipal de Barbalha, nesta terça-feira (12), pela manhã, a partir das 10hs transcorrendo até por volta das 12h45, com os trabalhos dirigidos pelo presidente, Odair José de Matos, foi realizada audiência pública tendo pauta especifica sobre segurança pública para as festas de padroeiros. Audiência reuniu vereadores, polícia, Demutran, UNAB, representantes de associações, Sociedade dos Poetas de Barbalha e a paróquia de Santo Antônio. Foi observado que a prefeitura não mandou representante e também não se fez presente o capitão do pau da bandeira de Santo Antônio igual condição nenhum carregador de pau de bandeira não esteve presente.

Audiência foi uma proposição do vereador Cap-PM Marcus Alencar. Após breve exposição sobre o assunto pelo presidente Odair José de Matos. Com a palavra o Cap-PM vereador Marcus Alencar, relatou sua caminhada como militar em Barbalha fazendo segurança pública de festas populares de padroeiros, disse que muitas mudanças precisam ser para melhorar a organização das festas de padroeiros, e que a audiência tem esse propósito de debater o futuro sem quebrar as tradições. Logo depois falou o pároco padre Antônio José, reconhecendo que no passar dos tempos, chegou à modernidade com fortes mudanças, muitas boas e muitas que prejudicam quando ultrapassam limites, a gente precisa encontrar caminhos para organizar as festas de pau de bandeira que também faz parte da tradição da religião do povo de Barbalha.

Em seguida, falaram várias pessoas representando as associações de moradores e coordenadores de festas de padroeiros nas comunidades. Posteriormente a palavra foi aberta para os vereadores, policia, Demutran e a UNAB.

Na participação popular foi muito apropriada à reclamação contra paredão de som, que está sendo abusivo em meio às festas de pau de bandeira, e às vezes até em outras noites de programação. Segurança Pública foi outro ponto bastante acentuado que precisa melhorar muito para promover a paz e a harmonia nas festas.

Houve proposta para uma nova formatação de festas de padroeiros resgatando o nosso forró pé-de-serra, nossos grupos folclóricos, as quermesses, e outros pontos foram externados para readequar as festas de padroeiros em Barbalha.

As autoridades, representantes de associações de moradores, entidades, pároco da Paróquia de Santo Antônio, membros de Conselhos de Capela e UNAB – União das Associações de Barbalha, em avaliação da Audiência Pública consideraram muito importante no conjunto das sugestões, propostas e debates.

Avaliação

Cap-PM – Vereador Marcus Alencar avaliou a audiência pública como muito proveitosa.

Na opinião do vereador Dorivan Amaro dos Santos a audiência foi bastante positiva.

Presidente da Soc. dos Poetas de Barbalha, Lindicassia Nascimento, externa sua opinião na audiência consideram que houve boas propostas, e observou a falta de parte dos vereadores.

Comandante do RAIO Barbalha, Ten. Wolgrang Guilhermino Teixeira, a audiência pública foi maravilhosa pela boa participação das comunidades.

Padre Antônio José, achou que a audiência pública foi importante para reorganizar as festas de pau de bandeira que são marco da tradição religiosa do povo de Barbalha

Zé de Lurdinha presidente da UNAB disse que foi muito positiva da audiência com muitas participações das associações que representam as comunidades.

Presidente da Câmara Municipal de Barbalha, Odair José de Matos, ficou muito satisfeito pela boa representatividade da polícia, do Demutran, da INAB, dos representantes dos Conselhos de Capelas e das Associações Comunitária que são braço forte das festas de padroeiros nas comunidades de Barbalha, Odair, citou que a Audiência Pública do dia 29 de março com a URCA sobre o Parque Ecológico, foi antecipada para essa sexta-feira dia 15, às 09hs da manhã na Câmara Municipal de Barbalha, aproveitando o ensejo foi feitos convite às autoridades e as entidades representativas.

Veja abaixo outras fotos da audiência (SilvaNetodiariodocariri.com)

Silva Neto

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: