Rotary Club de Barbalha, Escola de Saberes e Câmara Municipal debatem implantação de cursos da URCA, em reunião no Palácio 3 de Outubro

Nesta quarta-feira (27), á noite, no imponente Palácio 3 de Outubro no auditório sala superior, numa proposição rotária barbalhense, aconteceu reunião entre o Rotary Club de Barbalha, Escola de Saberes e a Câmara Municipal, tratando da Implantação dos Cursos de Hotelaria e Turismo já com a portaria de Nº 039/2019, assassinada pelo Reitor da URCA, José Patrício Pereira Melo, e muito provável a implantação do curso de Gastronomia, que foi uma solicitação da professora Sandra Nancy, quando de uma reunião da URCA com a Câmara Municipal de Barbalha.

A implantação dos cursos de Hotelaria e Turismo em Barbalha pela URCA foi o tema principal da reunião para os rotarianos, rotarianas e damas da Casa da Amizade numa plenária ordinária itinerante, com o professor Josier Ferreira da Silva / Departamento de Geociências, e Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra / Departamento de História, que fizeram alta apresentação do grande potencial histórico que Barbalha tem nos diversos segmentos para receber o campus da URCA na implantação dos cursos supracitados.

Com os relatos de Josier Ferreira e Sandra Nancy, foi uma viagem no tempo desde a construção do Palácio 3 de Outubro, a criação da vila no entorno da capelinha de Santo Antônio erguida nas terras de Francisco Magalhães Barreto e Sá, a riqueza ecológica no pé de serra, os balneários, os hospitais, os casarões, Colégio Nossa Senhora de Fátima, Colégio Santo Antônio, Centro de Melhoramento de Barbalha, os grupos de cultura popular, as igrejas e a festa de Santo Antônio que hoje é Patrimônio Nacional Imaterial do povo brasileiro com reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e Patrimônio Estadual do Povo Cearense reconhecimento do Governo do Estado.

Sandra Nancy e Josier Ferreira, destacaram o empenho do cineasta Rosemberg Cariri, que, tem dado uma extraordinária parcela de contribuição na construção e vida da Escola de Saberes de Barbalha.

Os rotarianos barbalhenses fizeram apartes sobre vários pontos do desenvolvimento de Barbalha, o Dr. José Correia Saraiva falou com propriedade do avanço da medicina pelos hospitais de referência, a implantação da Faculdade de Medicina; George Pereira, com conhecimento profissional por formação acadêmica, destacou que o Cariri experimenta um novo tempo no setor de hotelaria com a chegada de empreendedores das principais redes de hotéis do país, que, a maior dificuldade no momento a profissionais qualificados para trabalhar nessa nova plataforma de hotelaria. Goerge Pereira parabenizou a direção do Rotary Club de Barbalha em abraçar a chegada da URCA com a implantação dos cursos de hotelaria, turismo e agora a esperança do curso de gastronomia. O presidente do Rotary Club de Barbalha parabenizou a Escola de Saberes no seu trabalho pelo progresso e o desenvolvimento de Barbalha, e afirmou que o Rotary está de mãos dadas com a Escola de Saberes para alavancar a implantação dos cursos já firmados e outros que possam vir para melhorar a vida do povo de Barbalha.

O presidente da Câmara Municipal de Barbalha, vereador Odair José de Matos, enalteceu o trabalho da Escola de Saberes que vem desde a sua implantação até os dias atuais com grande atuação fomentando importantes debates com vários temas, e criando um novo no cenário na cultura popular de Barbalha, Odair, disse de sua alegria pela posição do Rotary de Barbalha em abraçar essa causa nobre da implantação do Campus da URCA e os cursos que vem para engrandecer a nossa cidade, e finalizou dando ênfase ao governador do Ceará, Camilo Santana, que, há cerca de 10 anos já tinha a visão para o engrandecimento e desenvolvimento do turismo em Barbalha, mesmo antes de se candidatar a cargo público já falava sobre a construção de um teleférico no Distrito do Caldas, hoje já está muito próximo de ser concluído, e sem nenhuma dúvida vai gerar um bom fluxo do turismo no Caldas. Concluiu.

Silva Neto

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: