Vereadores cobram muitas ações e serviços públicos em Barbalha

Iluminação Publica lidera o pacote de reclamações na Câmara Municipal (Foto: SilvaNetodiariodocariri.com)

A Câmara Municipal de Barbalha realizou reunião ordinária à noite desta segunda-feira (25), sob a presidência do vereador Odair José de Matos, com presença de 100% dos representantes do povo no Plenário 13 de Junho, a plenária foi muito objetiva pelos diversos assuntos pautados, Projetos de Lei com denominação de logradouros públicos em leitura, requerimentos apresentados e defendidos pelos edis: Hamilton Lira; Vevé Siqueira; Ilânio Sampaio, Moacir de Barros e Odair José de Matos, as proposições importantes debatidas estão nas demandas populares.

Nos Requerimentos aprovados por unanimidades os vereadores cobram ações e serviços públicos essenciais que vem sendo objetivo das reivindicações da população e que são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Barbalha, de acordo com as proposições os serviços mais cobrados e com urgências são nas áreas da: saúde, educação, limpeza pública, retirada de entulho das vias públicas e de estradas vicinais de várias comunidades, capinação, poda de arvoes, recuperação de canaletas, operação tapa-buracos e, outros pleitos, sendo destaque a problemática da iluminação pública que tem a PROURB como empresa para atender a população, mas, a cada sessão legislativa é crescente as reclamações populares cobrando a reposição de lâmpadas queimadas e ou com defeito.

Vereador Vevé Siqueira, requereu ao DER – Departamento de Estadual de Rodovias e também ao Governo do Estado, incluir no mapa estadual de rodovias o trecho que compreende do entroncamento do Distrito de Arajara até o Arajara Park.

O professor e vereador Daniel de Sá Barreto Cordeiro, novamente falou da necessidade de ser instituído no âmbito municipal um modelo de Previdência que venha contemplar o funcionalismo público de Barbalha. O vereador Rildo Teles, em um aparte sobre o assunto, sugeriu que seja criada o mais rápido possível uma comissão que venha possibilitar ao legislativo e executivo a elaboração de um plano preliminar para discutir num prazo de 30 dias um projeto que futuramente venha a garantir uma aposentadoria aos funcionais desta casa e do executivo municipal. Sugeriu.

O professor e vereador João Ilânio Sampaio, cobrou com veemência ações da administração municipal, uma solução para os problemas que estão sofrendo parte dos moradores do Sítio Lagoa com águas pluviais decorrente de um loteamento, situação é caótica, famílias carentes com casas sendo inundadas pelas águas, e até agora nenhuma pessoa da gestão pública municipal fez uma visita para pelo menos levantar os problemas, isso é lamentável. O vereador, Ilânio, recebeu apoio de outros vereadores sobre essa caótica situação sem nenhuma ação da administração pública de Barbalha.

O vereador Antônio Hamilton Ferreira Lira, solicitou da prefeitura municipal, através da secretaria de Meio Ambiente, limpeza geral e reurbanização das áreas de muro de arrimo na entrada da cidade e pela Avenida Beira Brejo que tem grandes paredões, tudo está horrível, lixo e mato sendo um horrível cartão postal pra quem passa por todas essas áreas de Barbalha.

O vereador Moacir de Barbalha requereu da prefeitura municipal, melhorias para as comunidades conurbadas São José, Santa Terezinha, Buriti e Malvinas, lá muitos problemas de infraestrutura e iluminação pública se arrasta naquela região, essa cobrança já vem desde o ano 2018.

O vereador presidente da Câmara Municipal, Odair José de Matos, em seus requerimentos defendeu de forma rápida ações da secretaria de Educação, ações no sentido de organizar os problemas de superlotação de ônibus escolar, muitas reclamações estão partindo dos pais que ficam preocupados com as crianças dentro dos ônibus superlotados. Ainda de Odair, mais cobrança sobre iluminação pública, muitas reclamações populares querendo reposição de lâmpadas queimadas e ou com defeito, mesmo sendo no Bairro Malvinas, comunidade que tem o edil Mocair de Barros, o vereador Odair, recebeu de moradores atenção especial sobre o estado de abandono do prédio onde funcionou o Cras naquela comunidade, lixo e mato mostra o descaso ali existente por parte do órgão municipal de Barbalha. Odair de Matos voltou a cobrar via convocação à presença do secretário de Desenvolvimento Econômico na Câmara Municipal de Barbalha, a fim de prestar esclarecimentos sobre vazamento de áudio com empreiteiro que cita o nome do secretário.

O vereador Dorivan Amaro dos Santos, também cobrou ações da municipalidade barbalhense na saúde pública de Barbalha, os problemas se ampliam, e a comunidade já não sabe mais a quem recorrer, o “Cartão Mais Saúde” pelo sistema 0800, não contempla a população, não funciona, não tem solução, como disse o vereador Daniel, é melhor acabar um esse serviço que até hoje não tem atendido a população de Barbalha, na mesma reunião legislativa de (25), nas galerias barbalhenses também cobraram ações da municipalidade no setor de saúde.

Outras demandas populares também foram expostas nos pronunciamentos dos vereadores de oposição e situação no período de palavra facultada.

Silva Neto

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: