SPB – Sociedade dos Poetas de Barbalha participa de encontro de amantes da cultura popular na FJN

A SPB – Sociedade dos Poetas de Barbalha com a presidente Lindicássia Nascimento e outros membros participou do encontro de poetas, cordelistas, xilógrafos, universitários, professores, entidades e amantes da cultura popular do Cariri, realizado nesta segunda- feira (18), à noite, pelo Instituto Cultural do Vale Caririense, o evento aconteceu no auditório da FJN – Faculdade de Juazeiro do Norte.

Cultura e Missão foi o tema central da palestra proferida pela professora doutora Rosilene Melo

Cultura e Missão: Foi o tema central da palestra proferida pela professora doutora Rosilene Melo, ela, com muita propriedade enfatizou o registro da literatura de cordel como patrimônio cultural e imaterial do Brasil, o público presente foi presenteado com um vídeo produzido por Rosemberg Cariri, que fez parte do registro pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com depoimentos riquíssimos na intelectualidade de poetas e cordelistas de todo país.

A pesquisadora da cultura popular, Rosilene Melo, foi uma das pessoas que prestou grande e valiosa colaboração na construção do registro do cordel como patrimônio cultural e imaterial do Brasil pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A professora Rosilene, na palestra relatou momentos marcantes da trajetória até que o sonho se realizasse, ela se emocionou ao dizer que grandes protagonistas da literatura não viveu para vê a concretização do sonho, e ressaltou que a luta é grande e árdua, porém prazerosa após o desfecho. No entanto, cabe a cada um detentor dos saberes, propagar o reconhecimento e garantir a salva guarda do patrimônio histórico conquistado disse a professora palestrante.

Após a palestra foi aberto espaço para a participação da plateia com amplo debate que valorizou a literatura de cordel pela ciência do saber popular, ao mesmo tempo foi fortalecida a sugestão para que as entidades congêneres fomentem a literatura de cordel como ponte e disciplina em sala de aula.

Nesse encontro da cultura popular realizado no auditório da FJN, os acadêmicos da faculdade de medicina da UFCA, relataram a experiência de um projeto virtual, que fomenta a literatura de cordel com educação e saúde através do canal YouTube.

A SPB – Sociedade dos Poetas de Barbalha participou do encontro com os poetas: Sérgio Pereira, Francildo Silva Cesário e a poetista presidente Lindicássia Nascimento, os barbalhenses parabenizaram o ICVC na pessoa da presidenta Maria Rosário Lustosa, pela brilhante iniciativa e que Deus lhe abençoe nesta jornada, citou, Lindicassia Nascimento.

Silva Neto – Colaboração e fotos: Lindicassia Nascimento

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: