Barbalha é contemplada com cursos de Hotelaria e Turismo da URCA

URCA institui comissão para criar cursos em Barbalha (Foto de Clodoaldo Amaro)

Sexta-feira dia (15/2) em memorável tarde, ficou gravado nos anais da Câmara Municipal de Barbalha, representando a população estiveram presentes os vereadores: Daniel de Sá Barreto Cordeiro, Moacir de Barros, Hamilton Lira, Welton Vieira, Ilânio Sampaio, Vevé Siqueira e Odair José de Matos (Presidente), que deu boas-vindas ao Staff da URCA – Universidade Regional do Cariri, destacando conquista na educação em nível superior através da URCA.

Por sua vez com a palavra o Magnifico Reitor, José Patrício Pereira Melo, anunciou e oficializou através da portaria de Nº 039/2019-GR a criação da comissão de professores que vai elaborar e criar toda a plataforma de implantação dos cursos de Hotelaria e Turismo, com possibilidade do vestibular já acontecer no segundo semestre de 2019, e por sugestão da barbalhense, Sandra Nancy, a criação do curso de gastronomia, proposição acolhida de forma muito positiva pela direção da URCA.

URCA trás cursos de Hotelaria e Turismo para Barbalha (Imagem SilvaNetodiariodocariri.com)

Em portaria apresentada e assinada pelo Magnifico Reitor José Patrício Pereira Melo, ficou instituída a comissão a tratar da criação dos referidos cursos pelos professores: Francisco Egberto de Melo (Departamento de História), Firmiana Santos Fonseca Sobreira, Iarê Lucas Andrade e Josier Ferreira da Silva (Departamento Geociência), José Márcio dos Santos, Francisco do O de Lima e Maria de Lourdes de Araújo (Departamento de Economia), Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra (Departamento de História) e Tereza Raquel Costa de Oliveira (Departamento de Engenharia de Produção).

O Reitor, José Patrício, ao lado dos demais membros do Staff da URCA, citou ser motivo especial atender o governador Camilo Santana com a implantação dos cursos de Hotelaria e Turismo para Barbalha, e que a implantação também foi aceita pelo prefeito municipal.

Outros diretores e professores da universidade falaram da importância dessa integração da Região Crajubar avançando na educação superior com mais os dois cursos da URCA em Barbalha, os professores Josier Ferreira e Sandra Nancy, contribuíram muito relatando todo o potencial turístico que Barbalha tem a partir da festa de Santo Antônio, e o professor e vereador Daniel Cordeiro demonstrou preocupação com o estado de abandono do Parque Ecológico do Riacho do Meio. A educadora e ex-vice-prefeita de Barbalha, Betilde Correia, relembrou a luta outrora para a implantação do Curso de Artes, que, por motivos superiores acabou ficando em Juazeiro do Norte, e apoiou a sugestão da professora Sandra Nancy, pela implantação do curso de gastronomia em Barbalha.

Novamente com a palavra, o reitor disse que haverá empenho para a condição da implantação também do curso de gastronomia, e destacou o grande potencial para essa cadeia de negócios com a festa de Santo Antônio, com os balneários no sopé-da-serra, turismo ecológico, o temático Arajara Park, o teleférico que está sendo instalado no Caldas, hotéis, pousada e outras ações que tem potencial para atrair o turista gerando emprego e renda, bem como dando suporte para o campus da URCA com os cursos de Hotelaria, Turismo e Gastronomia em Barbalha.

Contemplando todos participantes por parte da Câmara Municipal de Barbalha e por parte da URCA, a reunião foi encerrada com os agradecimentos e votos de sucesso aos cursos de Hotelaria e Turismo pelo Magnifico Reitor da URCA José Patrício Pereira Melo, e Odair José de Matos, pela Câmara Municipal de Barbalha.

Silva Neto – Foto: Colaboração: Clodoaldo Amaro

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: