Secretaria de Cultura define período da festa de Santo Antônio 2019

Festa de Santo Antônio de Barbalha, de 01 a 13 de Junho de 2019 (foto: Arquivo diariodocariri.com)

Nesta sexta-feira de 8 de fevereiro, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, realizou reunião a tratar do período festivo alusivo ao padroeiro Santo Antônio, opiniões, sugestões e definições deram os primeiros passos para a organização da festa que abre o período junino do Nordeste Brasileiro, quando Barbalha recebe milhares de visitantes, sendo grande participação popular no dia do carregamento e hasteamento do pau da bandeira

De acordo com as informações da amiga professora Maria Celene Sá de Queiroz, que esteve sábado pela manhã na Feira da Economia Solidária, a primeira reunião sobre a festa de Santo Antônio foi positiva e ficou definido o período de 1º a 13 de junho do corrente ano a discorrer os festejos religiosos e sociais, como pau de bandeira, trezenário e encerramento com procissão.

Diante a dimensão da festa, haverá um esforço concentrado por uma coordenação e ações conjuntas pela municipalidade barbalhense, paróquia e governo do estado, com objetivo de ser um grande evento com muita cultura popular pelos grupos folclóricos de Barbalha, pela cultura da fé e da oração dos devotos do padroeiro Santo Antônio no trezenário, e a programação social com atrações musicais a ser definida.

Para dar andamento a montagem e organização da Festa de Santo Antônio 2019, ficou marcada para o dia 22 do mês em curso uma nova reunião.

Carregamento e hasteamento do pau da bandeira de Santo Antônio dia 01 de junho (Imagem ilustração replica Cariri como eu vejo)

2019 apresenta um calendário fechado na programação do padroeiro de Barbalha, o carregamento e hasteamento do pau da bandeira no dia 1º de junho é o primeiro domingo e o encerramento numa quinta-feira de 13, que é feriado municipal, a noite das solteironas no sábado dia 31 de maio.

Correção: (1º de junho é um sábado, e o carregamento e hasteamento do pau da bandeira será no domingo dia 02 de junho).

A festa de Santo Antônio de Barbalha hoje tem relevância em nível nacional e estadual, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil reconhecimento pelo IPHAN em uma sessão especial no ano de 2015 em Brasil, e agora no ano de 2018 reconhecimento como Patrimônio Cultura Imaterial do Estado do Ceará, também em sessão especial pelo Governo do Estado do Ceará.

Silva Neto – Colaboração Celene Queiroz

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: