CÂMARA: Taxa de iluminação pública pode ser definida segunda-feira (11)

Iluminação Pública taxa continua nas discussões da Câmara Municipal e Prefeitura. Foto: SilvaNetodiariodocariri.com)

A Câmara Municipal de Barbalha tem em mãos um novo Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, apresentando novas alíquotas para a cobrança da taxa de iluminação pública, referida proposição foi a plenário nesta quinta-feira (7/2), com acirrado debate entre as alas de oposição e de situação, pelo posicionamento dos vereadores da oposição o projeto pode ser melhorado em benefício dos agricultores, que na atual administração municipal passaram a ser tarifados pela conta de iluminação pública, mesmo na grande maioria não tendo o serviço prestado, e ainda sendo lembrado pela base de oposição que até o fim da gestão do ex-prefeito Zé Leite, os agricultores eram isento de taxa de iluminação publica, já os vereadores aliados do prefeito defenderam o projeto na sua totalidade, criando um novo impasse, resultado, o vereador de oposição, Welton Vieira, em defesa dos agricultores pediu vista do projeto, a ala de situação questionou; O presidente da Câmara, Odair José, dando transparência ao trabalho legislativo colocou o pedido de vista em apreciação, sendo aprovado com 8 votos a favor e 6 contra, dessa forma o Projeto de Lei sobre iluminação pública teve sua tramitação suspensa e pode ser definido nesta segunda-feira dia 11, quando tem reunião ordinária da Câmara.

Conversa com o prefeito

No seu pronunciamento e ao fazer o pedido de vista do Projeto de Lei, o vereador Welton Oliveira, disse que pessoalmente iria procurar o prefeito de Barbalha, para solicitar redução da taxa de energia para os agricultores, outros vereadores da oposição apoiaram o legislador Welton, e até acham que em algumas outras áreas ainda pode melhorar o projeto em favor da população, o que contesta a ala da situação.

2018

Em maio de 2018, a Administração Pública Municipal de Barbalha, através de ofício assinado pelo prefeito, autorizou a Enel a cobrar taxa de iluminação pública com novas alíquotas, no segundo semestre do mesmo ano a conta de iluminação pública para todos os barbalhenses chegou com valores considerados exagerados, inaceitáveis e absurdo, havendo revolta, manifestos e até protestos pacíficos nas galerias da Casa do Povo, muitas pessoas participaram expondo as contas e cartazes contestando contas com cerca de até 90% da taxa de iluminação pública sobre o valor do consumo mês.

O caso gerou até convite a direção regional da Enel, que, compareceu e apresentou ofício assinado pelo prefeito municipal autorizando as novas alíquotas, pois a empresa estava apenas cumprindo o que autorizou o prefeito de Barbalha.

Nesse patamar o caso vem se arrastando, o povo, os usuários consumidores de energia elétrica continuam pagando taxa de iluminação pública considerada alta para o poder aquisitivo, principalmente, de famílias de poucas condições financeiras.

No atual Projeto de Lei as categorias comércio e indústria que são geradores de emprego e renda, a Administração Municipal penalizou a todos com alíquotas consideradas altas, nesses dois setores também muita revolta.

Segunda-feira

Nesta segunda-feira dia 11, a Câmara Municipal de Barbalha tem reunião ordinária, quando novamente o Projeto de Lei voltará a ser apreciado, com grande possibilidade de ser votado e aprovado.

Silva Neto

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: