Carregamento de pau mirim movimenta comunidade das Cabeceiras

Fotos: Sueli de Matos

Em Barbalha, a tradição de pau de bandeira está no sangue de famílias cruzando décadas passando de avós, pais, filhos e netos, tios e sobrinhos, dessa forma as comunidades fortalecem essa manifestação popular já com as crianças participando diretamente com o traslado do pau da bandeira mirim, claro que recebendo toda a orientação dos pais e mais experientes carregadores de pau de bandeira.

Hoje no Sítio Cabeceira começa a festa em louvor a Nossa Senhora de Lourdes gloriosa padroeira daquela grande comunidade, e diga-se experimentando crescimento e desenvolvimento social com o apoio da Associação de Moradores que tem na presidência a senhora Sueli de Matos, muito dinâmica, atuante e guerreira em todas as horas.

Agora pela manhã deste domingo (27), já aconteceu o carregamento do pau da bandeira mirim, várias crianças reunidas e muito animadas, fizeram o carregamento e hasteamento do pau da bandeira mirim, mostrando que as crianças também fazem com brilhantismo a festa popular acontecer com fervor infantil.

Logo mais a tarde deste domingo, está programado o carregamento e hasteamento do pau da bandeira de Nossa Senhora de Lourdes, desafio para os carregadores de porte adulto com uma hasta de eucalipto com 18 metros de cumprimento, toda organização já está pronta, os chamados “capitães” já realizaram reunião preliminares orientando os carregadores, para fazer acontecer uma festa bonita, ponto responsabilidade, seriedade, e acima de tudo, serenidade e prudência, bem como ter todo cuidado no traslado, em razão que o cortejo acontece pela rodovia Barbalha / Arajara, via de muita movimentação de veículos para os balneários do pé-de-serra, evitar incidente e até acidente é ponto importante para a comissão organizadora do cortejo do carregamento e hasteamento do pau da bandeira de Nossa Senhora de Lourdes no Sítio Cabeceira, hoje (27) à tarde.

Colaboração e fotos: Sueli de Matos

Silva Neto

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: