Instituto José Bernardino será pioneiro no Cariri a usar energia solar

Instituído e erguido com pujança pela educadora Maria Angelina Leite Teixeira, o Instituto José Bernardino ao longo do tempo de 55 anos de fundação, atualmente tem capacidade para 350 alunos, 10 salas de aula no setor de educação infantil e 12 no ensino fundamental, biblioteca com cerca de 1.500 livros, Laboratórios de Geociências, Informática e Robótica, parceria integrada com o Sistema do Colégio Farias Brito sendo um avanço muito grande na qualidade do ensino, alunos aprovados no Colégio Militar de Juazeiro do Norte e outras unidades de educação da região e, alunos conquistando medalhas participando de olimpíadas. Com esse perfil o Instituto José Bernardino situado na Rua Neroly Filgueira no centro de Barbalha, nesse mês de janeiro antecedendo o início das aulas de 2019, está fazendo mais uma página importante na história de Barbalha, sendo pioneiro na instalação de energia pelo sistema fotovoltaico (ou seja, energia solar), as placas e outros equipamentos complementares já estão no Instituto José Bernardino, uma equipe de homens já está trabalhando na montagem do sistema de energia solar naquele estabelecimento de ensino.

A professora Tereza Bonfim, da Universidade Federal do Maranhão, em visita a Região do Cariri, através de uma amiga da Universidade Regional do Cariri (URCA), conheceu o Instituto José Bernardino, ao passar pela sala da biblioteca, espontaneamente, resolveu fazer a doação de cerca de 500 livros, essa doação veio muito ampliar o acervo da área de leitura, estudo e pesquisa por parte dos alunos.

Outro ponto importante que merece destaque, já está sendo instalado o sistema de climatização de todas as salas de aulas e demais setores do Instituto José Bernardino de Barbalha, o propósito da direção é oferecer as melhores condições de acomodações para os alunos, para os professores e para os demais funcionários.

Para o ano 2019, o Instituto José Bernardino, localizado à Rua Neroly Filgueira, no centro de Barbalha, já está com matrículas abertas, você pai ou responsável que quer para o seu filho uma educação com fundamento e conhecimento, faça uma visita e conheça todos os procedimentos educacionais do Instituto José Bernardino.

A reportagem do www.diariodocariri.com agradece a presteza e gentileza da diretora do IJB – Instituto José Bernardino, na pessoa da diretora senhora Maria Lireda de Alencar Noronha, concedendo todas essas informações das inovações que estão fazendo uma nova página da história do IJB em Barbalha.

Silva Neto – Fotos: SilvaNetodiariodocariri.com

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: