INÉDITO: Neurocirurgião barbalhense faz 1ª cirurgia endoscópica nasal

Neurocirurgião realizar a retirada do tumor sem cortes externos (Imagem Dr. José Jr)

Nesta sexta-feira (28/12), das 09 as 14 hs, no Hospital Santo Antônio de Barbalha, foi realizado um procedimento cirúrgico inédito para a Região do Cariri, paciente uma mulher de Juazeiro do Norte, que por questão ética profissional não terá seu nome veiculado, a mesma sofria com um tumor na parte inferior do cérebro, em uma das salas do Centro Cirúrgico Dr. Gilberto Pinheiro, a cirurgia transcorreu pelo tempo de cinco horas, pelo neurocirurgião barbalhense Dr. José Correia Saraiva Júnior, mais um médico otorrino Dr. José de Lima Neves, e outros profissionais do centro cirúrgico.

Com endoscópio específico que tem câmera e iluminação própria, o médico otorrino introduz o instrumento pelo nariz do paciente até chegar ao tumor, dai por diante, o médico neurocirurgião realizar a retirada do tumor sem cortes externos, o que realmente evita complicações para a pessoa cirurgiada.

De acordo com o Neurocirurgião Dr. José Correia Saraiva Júnior, a paciente cirurgiada já está em fase de recuperação, consciente e passa bém.

Para o diariodocariri.com o neurocirurgião Dr. José Jr, disse que se trata de uma hipófise tipo de tumor raro. Ao mesmo tempo, ele, o Dr. José, detalha as complicações que uma hipófise pode causar a uma pessoa.

A hipófise é uma glândula, também chamada de pituitária, localizada bem no centro do crânio em um compartimento ósseo chamado de sela túrcica ou sela turca. A hipófise tem a função de regular, por meio da produção de hormônios específicos, o funcionamento de diversas glândulas do corpo.

Os adenomas hipofisários são os tumores mais comuns da hipófise e são lesões benignas. Pela proximidade com o nervo óptico, um dos sintomas mais comuns é alteração (perda) visual. Outros sintomas incluem dor de cabeça e alterações hormonais, especialmente se o adenoma for secretor de algum hormônio. No caso dos prolactinomas, por exemplo, que secretam prolactina, pode ocorrer infertilidade, alterações da menstruação ou da libido, produção inapropriada de leite pelas mamas. Na Acromegalia, os tumores produzem o hormônio de crescimento-GH de forma inapropriada e os sintomas podem ser: gigantismo, aumento dos dedos dos pés e das mãos, crescimento das orelhas, nariz e queixo, hipertrofia muscular, alteração da voz, etc. A Doença de Cushing, causada pela produção inapropriada de hormônio adrenocorticotrófico – ACTH, pode levar a obesidade, hipertensão arterial e diabetes etc. Um número significativo de adenomas hipofisários não secreta qualquer hormônio, provocando somente alterações neurológicas e deficiências hormonais.

Silva Neto com o Neurocirurgião Dr. José Correia Saraiva Júnior.

Imagem cedida pelo Dr. José Jr.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: