Comoção no último adeus a Néo, carregador de pau de bandeira (Fotos: SilvaNetodiariodocariri.com)

Quinta-feira 13 de setembro, um dia muito triste para Barbalha, um dia de choro, abraços e vozes embargadas pela maioria dos carregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio no velório e no sepultamento de Raimundo Francelino Filho, para sua mãe, era Cristiano ou Néo, para os carregadores do Pau da Bandeira, nego Néo, um cara que fez parte desde a sua adolescência dos movimentos populares de Barbalha, apaixonado por Escola de Samba, de coração era uma bandeira própria da Escola de Samba Barbasamba, na Semana Santa, Néo, comandava com muita euforia o “Queijulandia” no largo Dona Deca, nesse evento fazia grande mobilização em busca de colaboração dos mais diversos segmentos representativos, no futebol brasileiro seu time de coração era o Botafogo, e em Barbalha sua equipe de carteirinha era o “Leão do Mercado” Cariri.

Néo, faleceu na tarde da quarta-feira (12), depois do seu estado de saúde ter se complicado nos últimos meses, inclusive precisou até fazer hemodiálise, o corpo foi velado no Centro de Velório Anjo da Guarda, centenas de pessoas passaram pelo velório fazendo suas homenagens e confortando os familiares.

ÚLTIMO ADEUS

Na tarde desta quinta-feira (13), por volta das 15hs, o cortejo fúnebre deixou o Centro de Velório Anjo da Guarda com grande acompanhamento popular, e como homem da cultura popular, como homem que desde sua adolescência já carregava pau de bandeira, o cortejo foi acompanhado pelo tradicional carro de som Celsom Publicidade tocando a música Festa de Santo Antônio de Luiz Gonzaga“ bandas cabaçais e a Banda “Os Batutas do Rosário”.

Na Igreja do Rosário missa de corpo presente celebrada pelo padre Nino Grangeiro, em seguida homenagens foram prestadas ainda na igreja, Roberto Maguila leu mensagem de Francisco Cândido de Barros “Jackson”, Rildo Teles capitão do Pau da Bandeira de Santo Antônio, e João Hilário, animador de cortejo de pau de bandeira por 25 anos, descreveu um pouco da história e do legado deixado por Néo nas mais diversas áreas da cultura popular, descreveu a figura humana, o homem, e o amigo Raimundo Francelino Filho (Néo), como pessoa inquieta, de muita luta, garra e determinação por tudo que gostava de fazer na vida, uma pessoa cheia de alegria, brincalhão e trabalhador, citou João Hilário, que também falou sobre a numerosa família de Néo, maravilhosa e muito unida.

Após as homenagens, a urna mortuária erguida na ponta dos dedos dos carregadores e amigos deixou a Igreja do Rosário seguindo para o Cemitério Santo Antônio, em todo o percurso novas homenagens com carro de som, bandas cabaçais e os Batutas do Rosário, a bandeira de Santo Antônio à frente do cortejo, a bandeira do Botafogo seu time de coração, e uma multidão no último adeus a grande carregador de Pau de Bandeira de Santo Antônio, Raimundo Francelino Filho (Néo), que agora repousa na Vida Eterna com as graças do Pai Deus de todas as coisas.

De todos nós carregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio, fica a saudade, fica o legado, fica a história de um grande carregador de Pau de Bandeira, pode-se dizer com firmeza Néo era a nossa referência de muitas brincadeira durante o cortejo de pau de bandeira.

Descanse em Paz e que a Vida Eterna seja a Glória de uma vida nova no Paraíso Celestial.

Silva Neto por todos os carregadores de Pau de Bandeira. (SilvaNetodiariodocariri.com)

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *