Caramujo (crédito InfoEscola)

Ematerce realiza debate sobre a invasão de caramujo no Sítio Santana

Nesta terça-feira (22/5), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE de Barbalha foi ao Sítio Santana onde realizou reunião com a comunidade para debater o problema da presença do caramujo que surgiu na área da agricultura daquela região no mês de abril, causando muitos prejuízos os agricultores que testemunharam os estragos feitos pela caramujo.

Na reunião além da Ematerce, participaram Agente de Saúde do Sítio Santana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e representante da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, com a presença de agricultores interessados em debater o problema que vem tendo pela frente na agricultura com o caramujo destruindo a lavoura, pequeno animal rastejante que tem grande proliferação.

Para tratar do complexo problema da presença do caramujo no Sítio Santana, a Ematerce de Barbalha levou o agrônomo Antônio Vilário, o mesmo fez palestra sobre a temática e houve por parte da plenária uma boa interação dos agricultores daquela região rural que na quadra invernosa 2018, trabalharam com o apoio da Ematerce para ter uma boa safra, viram o bom desempenho das sementes que foram plantadas, porém, houve a presença do caramujo atrapalhando o crescimento da lavoura, ou melhor devorando a lavoura.

A palestra foi muito proveitosa no sentido de orientar os agricultores sobre o problema da presença do caramujo, que causa enorme prejuízo ao meio ambiente, e para complicar a vida do homem, o caramujo também transmite doença.

No decorrer da palestra foi destacado que o caramujo além de praga agrícola é o responsável pela transmissão de parasitos pertencentes ao grupo dos nematoides do gênero Angiostrongylus, parasitos estes que causam doenças de difícil diagnóstico em humanos. A pessoa é infectada pelo parasito acidentalmente quando ingere alimentos ou água contaminados com larvas de terceiro estádio, presentes no muco secretado pelo caramujo, seus hospedeiros intermediários. Os principais parasitos que podem ser transmitidos pelo caramujo africano são o Angiostrongylus cantonensis e o Angiostrongylus costaricensis.

A palestra foi mais uma ação da Ematerce de Barbalha, sob a direção de Zé de Lurdinha, que tem trabalhado muito no desenvolvimento da agricultura e muito tem apoiado os agricultores barbalhenses.

Silva Neto

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: