AFP As 3.017 esmeraldas do cinturão foram colocadas manualmente por 20 artesãos mexicanos (Foto: Ronaldo Schemidt)

O cinturão que será dado ao vencedor da “luta do século” entre Floyd Mayweather e Manny Pacquiao foi exibido na última terça-feira, na Cidade do México, e mostrou , assim como o combate, toda sua extravagância. Equivalente a um troféu para a modalidade, o objeto foi apresentado pelo presidente do Conselho Mundial de Boxe (CMB), Mauricio Sulaiman, e pelo ex-campeão dos pesos pesados, Larry Holmes. Ele foi criado por 20 artesãos mexicanos, responsáveis pela aplicação manual de nada menos que 3.017 esmeraldas.

“As oportunidades não vêm com facilidade. Quando você é um campeão, deve agir como um campeão”, disse Holmes sobre a expectativa de lutar por um prêmio como um cinturão de esmeraldas.

Sulaiman, por sua vez, não quis especular sobre o custo do cinturão e avisou que só é possível obtê-lo através da vitória no ringue: “Não há um cálculo econômico para o cinturão. Representa as Filipinas, os Estados Unidos, e toda a indústria do boxe”. Por fim, o proprietário do CMB admitiu que o valor do objeto pode ultrapassar 1 milhão de dólares (cerca de R$ 3 milhões).

Os vinte artesãos mexicanos, que não tiveram seus nomes revelados, trabalharam durante várias semanas na fabricação das placas, na aplicação da pintura nas bandeiras dos 167 países filiados ao CMB, e na aplicação manual das 3.017 esmeraldas.

“Foram usadas 3.017 esmeraldas na produção do cinturão, tem um conteúdo de prata, de ouro e as moedas são de ouro com os rostos de Pacquiao, Mayweather, Muhammad Ali e de José Sulaimán”, explicou o presidente da entidade.

Floyd Mayweather Jr, de 37 anos de idade, é dono de uma carreira invicta, na qual venceu suas 47 lutas, sendo 26 delas por nocaute. Adversário do americano, Pacquiao, um ano mais jovem, saiu vencedor do ringue 57 (38 por nocaute) vezes e perdedor em duas, além de ter empatado em cinco oportunidades.

As expectativas são de que a luta possa arrecadar nada menos que 250 milhões de dólares, sendo que 60% dessa quantia (150 milhões) terá como destino a conta bancária de Mayweather, e o restante para Pacquiao.

O combate, que deverá ser o mais lucrativo da história, colocará em jogo os cinturões do americano na categoria meio-médio do Conselho Mundial de Boxe (CMB) e da Associação Mundial de Boxe (AMB), enquanto o filipino correrá o risco de perder o título da Organização Mundial de Boxe (OMB).

Cidade do México (México)

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: