STJD rejeita pedido do Avaí para impugnar partida contra o CSA

Tribunal entende não haver um erro de direito no lance questionado pelo clube catarinense

Por GloboEsporte.com — de Florianópolis

STJD rejeita pedido do Avaí para impugnar partida contra o CSA (Thalita Chargel/Futura Press)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) rejeitou nesta terça-feira o pedido do Avaí para impugnar a partida contra o CSA, vencida pelo time alagoano por 3 a 1, no último dia 6, em Alagoas, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Leão protocolou o pedido na última semana, entendendo “que houve erro na aplicação do VAR na marcação da penalidade que originou o segundo gol da equipe adversária”.

Na ocasião, o árbitro Anderson Daronco marcou pênalti de Léo em Ricardo Bueno após revisar a jogada no vídeo à beira do campo. O lance em questão ocorreu aos 21 minutos do segundo tempo. O Tribunal, porém, entende não ter ocorrido um erro de direito no lance questionado pelo clube catarinense, o que inviabiliza o pedido.

Pênalti para o CSA! Daronco consulta o VAR e marca pênalti de Léo em Ricardo Bueno, aos 23 do 2º tempo

– A jurisprudência histórica e pacífica deste STJD é no sentido que somente o erro de direito é que pode servir para arrimar a pretensão de Impugnação ao Resultado da Partida, e o princípio do pro competitione informa que não se deve vulgarizar este instituto, deixando em dúvidas o resultado obtido em campo quando inexistem fundamentos mínimos que arrimem a pretensão – diz o documento assinado pelo presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho.

O Avaí afirmou que também buscava explicações após a declaração de Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da CBF, no programa Redação, do SporTV, sobre o lance. Representantes do clube catarinense ouviram o áudio da equipe do VAR, o que fundamentou o pedido de anulação.

Opinião

Durante a partida, o comentarista de arbitragem do Grupo Globo, Paulo César de Oliveira, disse que não viu pênalti para o CSA no lance.

– Tem contato nas costas, mas em velocidade normal. Eu não marcaria o pênalti. O contato não é suficiente para a queda do Bueno, que sente o contato (de Léo) e se joga no chão. Eu não marcaria –falou.

Nota de indignação

O Avaí ainda emitiu uma nota oficial na segunda-feira para repudiar o “mau uso do VAR” no Brasileiro. Isso porque, o Leão se considerou mais uma vez prejudicado pela arbitragem, desta vez na validação do gol de Bergson na vitória por 1 a 0 do Ceará, no domingo, na Arena Castelão (veja no vídeo abaixo). O clube afirmou estar “entregue à própria sorte” após procurar diversas vezes a Comissão de Arbitragem da CBF e não perceber uma igualdade de critérios em lances tidos como semelhantes.

Gol do Ceará! Ricardinho manda na área, Bergson manda no canto esquerdo do gol. 44′ do 2ºT.

O próximo compromisso na Série A está marcado para a noite de quinta-feira, às 19h15 (horário de Brasília), contra o Internacional, em Florianópolis.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: