No Castelão, Fortaleza enfrenta a Chapecoense abrindo série

Por André Almeida

De quatro confrontos diretos contra times que lutam para fugir do rebaixamento que o Tricolor realizará ao longo do mês de outubro

Foto: Thiago Gadelha

A volta de Rogério Ceni fez bem ao Fortaleza. Em dois jogos, o novo treinador venceu o Botafogo e, apesar da recente derrota para o São Paulo, por 2 a 1, o Leão teve evolução de desempenho, com atuação satisfatória. Entretanto, para o jogo contra a Chapecoense, hoje, às 20h30min, na Arena Castelão, não há margem para erro. O cenário é de necessidade por vitória e o Tricolor entrará em campo com o pensamento de que este é o único resultado que interessa para garantir tranquilidade na Série A.

Afinal, a distância para a zona de rebaixamento é de apenas três pontos. Embora não corra riscos de entrar no Z-4 nesta rodada, o Leão do Pici precisa vencer para se afastar da zona. Em caso de triunfo, a equipe pode ampliar a vantagem para seis pontos, dependendo de outros resultados.

A necessidade de vitória é ainda maior considerando o adversário. Lanterna do Brasileirão, com 15 pontos, a Chapecoense não vence há oito rodadas. São seis derrotas e dois empates neste período, e o time caminha a passos largos rumo ao rebaixamento.

Somar pontos contra quem também luta pela manutenção na Série A, aliás, é o grande desafio do Fortaleza no mês de outubro. O duelo contra a Chape será o primeiro dos confrontos diretos e o único em casa. O Tricolor enfrentará ainda Vasco, Cruzeiro e Avaí, nos dias 13, 27 e 30, respectivamente. Todos fora de casa.

O zagueiro Jackson sentiu incômodo no ombro e é dúvida. Porém, a grande incógnita de Rogério Ceni para a partida está no setor ofensivo. Romarinho e André Luis estão recuperados, mas há a possibilidade que não sejam titulares.

Se eles não jogarem, Ceni tem a alternativa de variação de esquema, utilizando o 4-3-3 com a presença de Mariano Vázquez, que entrou bem contra o São Paulo.

Reencontro especial

Quem tem vaga garantida é o goleiro Marcelo Boeck, que reencontrará a Chape, o ex-clube que mais marcou a carreira do camisa 1 leonino. Boeck fazia parte do elenco catarinense em 2016, quando houve o trágico acidente aéreo que culminou em 71 mortes. Para o arqueiro tricolor, enfrentar o Alviverde é sempre um momento de forte emoção.

“Vai ser especial. Algo que ficou marcado na minha vida, na minha profissão. Total respeito e admiração eterna ao clube, mas também sabendo que hoje nós estamos em uma equipe que tem seus objetivos. Por mais que tenha aquele gostinho de poder novamente enfrentar e estar no mesmo campo que a Chapecoense, quando começa o jogo a gente só pensa na vitória”, destacou o capitão leonino.

Ficha Técnica

Série A do Brasileiro – 24ª rodada
Arena Castelão, em Fortaleza
9 de outubro – 20h30min

Fortaleza

Marcelo Boeck, Tinga, Quintero, Jackson (Paulão), Carlinhos, Felipe, Juninho, Osvaldo, Edinho, Romarinho (Mariano Vázquez), Wellington Paulista
Técnico: Rogério Ceni

Chapecoense

Tiepo, Bryan, Douglas, Rafael Pereira, Roberto (Bruno Pacheco), Elicarlos, Márcio Araújo, Campanharo, Camilo, Régis, Everaldo
Técnico: Marquinhos Santos

Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ).

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: