Presidente da CBF apoia abertura do futebol brasileiro para investidores estrangeiros

Rogério Caboclo diz que investimento é importante para reduzir diferença com clubes do exterior

Por Sérgio Rangel — Rio de Janeiro

Rogério Caboclo na sede da entidade — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, defendeu nesta sexta a abertura do futebol nacional para estrangeiros. A declaração foi dada logo após a convocação da Seleção olímpica. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já anunciou que pretende apresentar até o final do ano um projeto de lei para abrir os clubes ao investidores estrangeiros. Desde o final do mês passado, Maia está percorrendo clubes e entidades esportivas debatendo o assunto.

– É um processo importante para trazer dinheiro pro futebol e reduzir a diferença com o exterior – disse o presidente da CBF, que já havia defendido a proposta no seu discurso de posse e também pretende estimular a chegada de novos investidores nacionais.

Maia quer criar incentivos para os times se tornarem empresas. O assunto já foi discutido com o ministro da Fazenda, Paulo Guedes. O deputado é favorável ao modelo adotado pelos grandes clubes europeus. O Paris Saint-Germain, o Liverpool e o Manchester City são controlados por grupos estrangeiros. O deputado disse que a intenção é oferecer incentivos tributários para os times aderirem ao novo formato. Um dos incentivos seria transição de três até cinco anos sem pagar imposto.

Ao ser questionado sobre o projeto de Maia, Caboclo preferiu ser político e não quis comentar detalhes.

– O Rodrigo Maia tem a qualidade para decidir esses pontos. Não é nosso papel pedir nada (em termos tributários) – disse Caboclo, ao ser perguntado sobre os detalhes do projeto.

O presidente da CBF disse que não existe a possibilidade do projeto de lei obrigar os clubes a se tornarem empresa. Segundo ele, a Constituição não permite.

O governo já tentou obrigar os clubes a se tornarem empresas, mas não conseguiu. Nos anos 90, a Lei Zico foi aprovada com a obrigatoriedade. No ano seguinte, com os cartolas se recusando a aderirem ao novo modelo, uma emenda tornou opcional a transformação do clube em empresa.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: