River Plate x Cruzeiro: Gallardo e Mano fazem duelo dos reis de confrontos eliminatórios

Técnicos com mais tempo de trabalho, entre os participantes da Libertadores, têm média de 80% de sucessos em mata-mata no comando das equipes e se enfrentam pela primeira vez

Por Gabriel Duarte — de Buenos Aires

Gallardo e Mano fazem duelo dos reis de confrontos eliminatórios InfoEsporte

Comandantes de River Plate e Cruzeiro, Marcelo Gallardo e Mano Menezes têm se acostumado a “empilhar” taças nos últimos anos. E a forma utilizada pelos dois para ter sucesso é a mesma: ir bem em duelos eliminatórios. Treinadores com mais tempo de trabalho entre aqueles que participaram da Libertadores deste ano, o argentino e o brasileiro chegam ao confronto das oitavas de final da competição com média de 80% de sucesso em duelos de mata-mata em seus trabalhos, mas sem terem tido êxito nos pontos corridos.

No jogo desta terça-feira, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, às 19h15 (de Brasília), pelas oitavas de final da Libertadores, eles colocam em campo o know-how. Com dois títulos de Libertadores no currículo, Gallardo vai em busca do seu terceiro diante de Mano Menezes, que tem uma final de Libertadores, no comando do Grêmio, em 2007, e dois títulos de Copa do Brasil seguidos pelo Cruzeiro.

Gallardo, atual campeão da Libertadores, jogou 56 confrontos eliminatórias desde sua chegada ao River em 6 de junho de 2014. Ganhou 45 deles, com um aproveitamento de 80,3% nos confrontos.

Ele mais que dobrou o número de conquistas internacionais do River. Nunca perdeu confrontos eliminatórios para brasileiros, vencendo os quatro que disputou. Entretanto, não teve a mesma força no Campeonato Argentino até agora. O máximo que conseguiu foram dois vice-campeonatos, em 2014 e 2016-2017.

Na era Gallardo, o River Plate ganhou duas Libertadores (2015 e 2018), uma Copa Sul-Americana (2014), três Recopas Sul-Americanas (2015, 2016 e 2019), uma Copa Suruga (2015), duas Copas Argentinas (2016 e 2017) e uma Supercopa Argentina (2018).

Mesma situação de Mano Menezes, que ainda não conseguiu brigar por título do Brasileiro com o Cruzeiro. Por outro lado, assim como Gallardo, virou especialista em mata-mata. Foram 30 confrontos eliminatórios, com 25 triunfos.

Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, festeja a conquista da Copa do Brasil — Foto: Guilherme Frossard

Mano tem aproveitamento de 83% neste tipo de competição. Venceu quatro títulos pelo Cruzeiro, sendo dois Mineiros (2018 e 2019) e duas Copas do Brasil (2017 e 2018). Ainda chegou em mais uma final de Mineiro, em 2017. No Brasileiro, a melhor colocação foi em 2017, com um quinto lugar, somando 57 pontos.

O atacante Pedro Rocha comentou sobre a tradição de ir bem em competições eliminatórias. Por causa da semelhança, ele acredita que a partida será decidida nos detalhes:

“São duas equipes que estão acostumadas a jogar este tipo de jogo, estes jogos se resolvem nos mínimos detalhes. Nossa concentração tem que estar alta, porque esses jogos são resolvidos em detalhes. Temos que ligar nisso, porque o River é um grande adversário sim.”

Eliminação é raridade

As derrotas em duelos eliminatórios com Mano Menezes são raridade no Cruzeiro. Com ele desde o final de julho de 2016, o Cruzeiro perdeu apenas cinco vezes. No ano que iniciou o trabalho, perdeu a semifinal da Copa do Brasil para o Grêmio.

Na temporada seguinte, foi derrotado na final do Campeonato Mineiro para o Atlético-MG, eliminado na primeira fase da Copa Sul-Americana para o Nacional-PAR e também nas semifinais da Primeira Liga, para o Londrina, nos pênaltis. A última eliminação foi ano passado para o Boca Juniors, da Argentina, nas quartas de final da Libertadores.

Com DNA formado para mata-matas, Mano Menezes e Marcelo Gallardo tentam conduzir os dois times para mais um sucesso em seus longevos trabalhos. Um duelo de gigantes da América do Sul.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: