Presidente da Conmebol quer VAR na fase de grupos da Copa Libertadores em 2020

Alejandro Domínguez disse ainda que não há chance de final sair do continente

Por Martín Fernandez e André Hernan — Assunção

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, declarou nesta terça-feira que gostaria de ver a tecnologia do árbitro de vídeo na fase de grupos da Libertadores em 2020. Neste ano, o VAR começará a ser usado apenas nas oitavas de final da competição. O empecilho é financeiro.

– Está claro o quanto VAR é importante para a arbitragem. Esperamos poder ter recursos para implementar desde a fase de grupos no ano que vem — disse Domínguez em entrevista coletiva na sede da Conmebol, no Paraguai.

Na atual temporada, o VAR estará presente em 29 partidas da Libertadores – 16 das oitavas de final, oito das quartas de final, quatro das semifinais e mais a final em jogo único. Caso a vontade de Domínguez seja atendido, em 2020 seriam 125 jogos. O custo estimado do VAR em cada partida da Libertadores é de US$ 20 mil (cerca de R$ 80 mil).

Domínguez também repetiu que a final da Copa Libertadores não deve mais ser disputada fora da América do Sul, como ocorreu em 2018, quando Boca Juniors e River Plate decidiram o torneio em Madri. A final foi realizada na capital da Espanha por causa dos ataques contra o ônibus do Boca por parte de torcedores do River.

– No ano passado nós queríamos jogar na Argentina (…) Foi uma questão excepcional e Madri preencheu todas as necessidades que tínhamos. A verdade é que não temos nenhuma oferta para jogar fora do continente. E nós também não estamos oferecendo isso para ninguém.

Em 2019, pela primeira vez na história, a Libertadores será decidida em jogo único. A sede será Santiago, no Chile, país que não tem mais nenhum clube no torneio. A Conmebol abriu licitação para escolher a sede de 2020. O Rio de Janeiro é um dos candidatos.

Gonzalo Belloso, secretário-geral-adjunto, Alejandro Dominguez, presidente, Montserrat Jimenez, secretária-geral-adjunta, na entrevista coletiva da Conmebol — Foto: Martín Fernandez/GloboEsporte.com

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: