PS5: Sony confirma retrocompatibilidade com jogos do PS4 e resolução 8K

Console, que não será lançado em 2019, terá suporte a 8K, gráficos com Ray Tracing e SSD incluso.

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

PS4 Pro — Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

O PS5 começou a ter os seus primeiros detalhes revelados. O arquiteto do sistema, Mark Cerny, em uma longa entrevista à Wired falou sobre o sucessor do PS4. Cerny confirmou que o futuro console será compatível com jogos lançados para PlayStation 4, terá suporte a gráficos com Ray Tracing, tecnologia de som 3D inovadora e SSD para acelerar o carregamento de games. Cerny também revelou que o possível PlayStation 5 – o nome oficial ainda não foi confirmado – não chega ao mercado em 2019.

Em termos de funcionalidades, o que mais se destaca é mesmo o suporte a jogos do PS4. Ao implementar a retrocompatibilidade, a Sonyatende a um pedido da comunidade de jogadores das suas plataformas e entra em paridade com a Microsoft, que suporta jogos de todas as gerações do Xbox nos Xbox One.

A compatibilidade com os títulos do PS4 garante que quem aderir ao PS5 poderá aproveitar sua biblioteca de games no novo console. Além disso, a Sony confirma que o PS5 terá drive para discos.

Em termos de hardware, Cerny confirmou que o novo PlayStation usará processador Ryzen 3000 octa-core uma placa gráfica construída em torno da arquitetura Navi. Ambos os componentes são da AMD e repetem o perfil técnico do PS4, que também usa CPU e GPU da Advanced Micro Devices.

De acordo com Cerny, a nova unidade de processamento gráfico da AMD terá suporte ao chamado Ray Tracing, um tipo de técnica de simulação do comportamento da luz usada em efeitos especiais de cinema e que só recentemente vem chegando aos games. Essa técnica rende gráficos muito mais realistas e é tida como bem exigente da capacidade de processamento de qualquer máquina.

PS VR pode ser descontinuado no PS5 — Foto: Divulgação/Sony

Outro detalhe que foi divulgado na entrevista é que o novo PlayStation terá capacidade de renderizar imagem em 8K. Cerny não entrou em detalhes sobre essa capacidade, mas a possibilidade é de que o novo PlayStation possa reproduzir vídeo nessas resoluções, não necessariamente games.

Áudio 3D e SSD

Imagem compara uma imagem sintetizada sem Ray Tracing (à esquerda) e a versão usando a nova tecnologia de iluminação, à direita — Foto: Divulgação/Nvidia

Mark Cerny também adiantou que a Sony aposta muito numa tecnologia de som tridimensional. Na avaliação do arquiteto da Sony, houve pouca evolução em som do PS3 para o PS4 e a intenção da Sony é que o PlayStation 5 tenha capacidade de reproduzir áudio de uma forma muito mais imersiva, dando ao jogador a capacidade de se sentir presente nas cenas dos jogos a partir do som vindo de várias direções. Cerny salienta ainda que, a princípio, nem será preciso comprar equipamento específico para tirar proveito dessa novidade.

Na entrevista, Mark Cerny adiantou que a Sony lançará o PlayStation 5 com SSD incluso. Embora não tenha ficado muito claro, o desenvolvedor dá a entender que o componente será diferente do que se encontra nos Pcs – inclusive com velocidades muito mais altas – a ponto de permitir que uma viagem rápida pelo mapa de Spider Man leve apenas 0,8 segundos no PS5, contra 15 segundos no PS4 Pro.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: