Especial Estrogonofe: 7 variações do prato

Com arroz e batata palha, não tem erro! Mas sempre há espaço para inovar e deixar o prato ainda mais delicioso

1 ESTROGONOFE DE CARNE

Estrogonofe de carne (Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)

Não tem nada que nos lembre mais de comida caseira que um bom estrogonofe. Quando combinado com arroz e batata, não tem erro. O bacana é que é possível, sim, fugir do tradicional. Que tal servi-lo no pão? Ou acompanhado de batata rústica? Aprenda a seguir 7 versões do prato.

Com um toque de páprica doce e conhaque, a receita tradicional de estrogonofe de filé mignon fica ainda mais deliciosa. Ao invés de batata palha, que tal serví-lo com batata frita? As crianças vão adorar! O preparo leva 50 minutos, rende 1 porção e é sugestão de Rejane Rodas, mãe da chef Janaína Rueda.

2 Estrogonofe de pão

Quem disse que estrogonofe só vai bem com arroz? O prato também fica delicioso com pão. Que tal inovar no lanche e receber alguns amigos? O tempo de preparo é de 40 minutos, rende 6 porções e a sugestão é do chef Otavio Felix, do Mais Gourmet.

3 ESTROGONOFE COM BATATAS RÚSTICAS ASSADAS

Estrogonofe com batatas rústicas (Foto: Foto:  Rogério Voltan/Casa e Comida)

Substituta à altura da batata palha, uma porção de batatas rústicas pode ser o diferencial no seu prato de estrogonofe. Essa é a aposta de sucesso do restaurante Lá da Venda. O preparo da receita leva 1 hora e meia e rende 6 porções. Capriche na apresentação!

4 ESTROGONOFE FAMÍLIA DIAS

Estrogonofe família Dias (Foto: Lufe Gomes / Editora Globo)

O diferencial deste estrogonofe está em flambar a carne com vodca ou uísque, antes mesmo de adicionar o creme de leite. Mas é claro que o arroz e a batata palha não podem faltar! O preparo leva 25 minutos, rende 8 porções e a sugestão é de Otavio Dias.

  1. ESTROGONOFE NA FRITADEIRA ELÉTRICA

Strogonoff do chef – imagem demonstrativa (Foto: ThinkStockPhotos)

Tem pouco tempo e quer preparar um estrogonofe leve e delicioso? Que tal recorrer à fritadeira elétrica? É só utilizar a cesta como panela e seguir a receita tradicional. O preparo leva 15 minutos, rende 4 porções e é uma das criações do chef Celso Fortes, especializado em receitas de micro-ondas e fritadeiras.

6 Receita de Estrogonofe vegano de cogumelos e palmito, do Santo Grão

Além de aprender a fazer um estrogonofe vegano à base de palmito, você ainda pode preparar um delicioso arroz de couve-flor, opção menos calórica que o arroz tradicional. Quem compartilha a receita é Roberta Ferraz, do Santo Grão. O preparo leva 40 minutos e rende 1 porção.

7 Estrogonofe de chocolate com cachaça

Estrogonofe de sobremesa? Sim, é possível e delicioso! Aqui as nozes fazem a vez da carne, mergulhadas em um delicioso creme de chocolate. Para quebrar o doce, a sobremesa leva cachaça e você pode substituir parte do leite condensado por chantilly. O preparo leva 45 minutos, rende de 6 a 8 porções e é sugestão da chef Rosilene Campolina, do Canal de Culinária da Cozil.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: