Confit, oriental e com ratatouille e pesto: 3 receitas deliciosas com peixe

Todos os pratos levam Genuína Polaca do Alasca, novidade no mercado pesqueiro brasileiro

por VOGUE ONLINE

3 receitas deliciosas com peixe: Confit (Foto: Divulgação/Wellington Nemeth)

Receitas que levam peixe tem a cara do verão – e ponto final! Sempre muito frescos, os pratos tem a refrescância necessária em um almoço ou jantar durante a estação mais quente do ano. O chef João Leme, à convite da ASMI e da Alaska Seafood, desenvolveu algumas receitas que prometem se encaixar perfeitamente no cardápio, e todas elas levam a Genuína Polaca do Alasca, novidade no mercado pesqueiro brasileiro.

Abaixo, escolha a sua preferida e arrisque-se na preparação!

Confit
Ingredientes
1 porção de 100 g de genuína Polaca do Alasca congelada
20 g de cebola
20 g de pimentão
1 dente de alho
20 g de azeitona preta
40 g de batatinha (bolinha) pré cozida
100 ml de azeite
Cebolinha e salsa picadas a gosto
Pimenta branca, sal, alecrim e louro a gosto

Modo de preparo
Corte a cebola e o pimentão em tiras. Corte as batatinhas pré cozidas ao meio. Coloque todos os ingredientes, com exceção do peixe, no azeite e aqueça. Deixe cozinhar os legumes (usar um recipiente pequeno para que o azeite cubra todos os ingredientes ou aumente a medida do azeite). Tempere a Polaca do Alasca ainda congelada com o sal e a pimenta e coloque-a no azeite para cozinhar em fogo baixo (aproximadamente 10 minutos). Decore com a salsa e cebolinha picadas. Sirva no mesmo recipiente do cozimento acompanhado de fatias de pão italiano

Rendimento: 1 porção

3 receitas deliciosas com peixe: Ratatouille e pesto (Foto: Divulgação/Wellington Nemeth)

Com ratatouille e pesto
Ingredientes
Peixe
4 porções de 100 g de Genuína Polaca do Alasca congelada
1 cenoura
1 cebola
1/2 berinjela
1/2 abobrinha
30 g de alcaparras
150 ml de azeite
50 ml de vinagre balsâmico
Açúcar, sal, pimenta calabresa a gosto

Molho pesto
1 dente de alho descascado
1 colher de chá de sal
1 maço de manjericão fresco
3 colheres de chá de pinoli ou nozes, sem casca
100 g de queijo pecorino ou parmesão, ralado
1/2 xícara de chá de azeite
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Peixe
Corte todos os legumes em cubos pequenos e iguais. Tempere a berinjela com sal e deixe descansar por meia hora, na sequência escorra toda a água que soltar. Lave as alcaparras em água corrente para retirar o excesso de sal. Em uma frigideira, aqueça o azeite e inicie fritando ligeiramente a pimenta calabresa. Em seguida, adicione a cebola, depois a cenoura, a berinjela e a abobrinha. Acrescente as alcaparras e tempere com o sal, uma pitada de açúcar e o vinagre. Deixe que o vinagre evapore um pouco e se incorpore aos legumes. Tempere a Polaca do Alasca ainda congelada com sal, pimenta e azeite. Cubra com a ratatouille. Leve ao forno pré-aquecido a 160°C por aproximadamente 20 minutos. Sirva acompanhado do molho pesto e arroz negro.

Molho pesto
Em um pilão coloque o dente de alho (pode também ser feito em um liquidificador). Adicione a colher de chá de sal e inicie o processo amassando bem. Acrescente nozes ou pinoli. Separe somente as folhas do manjericão e coloque no pilão. Continue o processo. Acrescente o queijo e o azeite e pile tudo muito bem até obter uma pasta homogênea. Tempere com um pouco de pimenta do reino e conserve em um vidro esterilizado. Sirva o molho acompanhando a P olaca do Alasca com legumes.

Rendimento: 4 porções

3 receitas deliciosas com peixe: À oriental (Foto: Divulgação/Wellington Nemeth)

À oriental
4 porções de 100 g de Genuína Polaca do Alasca congelada
4 colheres de sopa de shimeji
4 colheres de sopa de shitake
30 g de gengibre fresco ralado
1 xícara de shoyu
1 xícara de saquê
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de água
60 g de manteiga

Modo de preparo
Aqueça metade da manteiga em uma frigideira. Doure as porções de Polaca do Alasca ainda congeladas por 2 minutos de cada lado e reserve ainda crus no interior. Na mesma frigideira, troque a manteiga restante (escorra) pela outra metade de manteiga reservada. Adicione o gengibre ralado. Refogue os cogumelos cortados em tiras. Acrescente o açúcar e deixe dourar. Adicione o shoyu e em seguida o saquê. Coloque a água e deixe tudo ferver. Coloque a Polaca do Alasca junto ao molho para finalizar seu cozimento, por aproximadamente 12 minutos. A esta altura a Polaca do Alasca deve estar cozida e o molho reduzido. Sirva a Polaca do Alasca com o molho e os cogumelos acompanhados de arroz branco japonês.

Rendimento: 4 porções

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: